Multiplicar informação e somar em saúde: prevenção de infecções sexualmente transmissíveis / Multiplying information and adding to health: preventing sexually transmitted infections

Larissa Sales Martins Baquião, Quésia Cássia Pereira, Glilciane Morceli, Carlos Renato Soares

Abstract


A adolescência é um período compreendido entre a infância e a fase adulta, caracterizada por complexos processos de crescimento, desenvolvimento biopsicossocial e ainda transformações e de descobertas significativas o que pode expor os adolescentes a situações de vulnerabilidade, tais como as infecções sexualmente transmissíveis. Objetivou-se relatar a experiência de discentes do curso Técnico em Enfermagem em atividades de educação em saúde para adolescentes no âmbito escolar, com enfoque para infecções sexualmente transmissíveis. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que compartilha a vivência prática do projeto de extensão no período entre agosto a outubro de 2018. Desenvolvido em um Instituto Federal, localizado num município mineiro e envolveu 36 estudantes do curso Técnico em Enfermagem, três docentes da referida instituição e 372 estudantes do ensino médio. A participação de estudantes de enfermagem em projetos de extensão é relevante para sua formação, e sua atuação no ambiente escolar tende a estimular o adolescente no autocuidado. A ação foi oportuna para estimular hábitos e condutas saudáveis entre os estudantes do ensino médio e mostrou-se como uma oportunidade de aperfeiçoamento de habilidades para estudantes de enfermagem.


Keywords


Saúde do Adolescente; Educação em Saúde; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Educação Técnica em Enfermagem.

References


BESERRA, E.P. et al. Adolescência e vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis: uma pesquisa documental. DST – J Bras Doenças Sex Transm. v.20, n.1, p.32-5, 2008.

BRASIL. Boletim epidemiológico HIV AIDS 2018. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

BRASIL. Boletim epidemiológicos Sífilis (número especial). Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

FONSECA, F.F. et al. The vulnerabilities in childhood and adolescence and the Brazilian public policy intervention. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 258–64, 2013.

JAHN, A. C. et al. Educação popular em saúde: metodologia potencializadora das ações do enfermeiro. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 2, n. 3, p. 547-52, 2012.

PEREIRA, C. M. S. et al. Caracterização sociodemográfica, gestacional e resultados perinatais de gestantes adolescentes precoces e tardias em maternidade do Oeste Paulista. In: MORCELI, Glilciane. Ciências da Saúde: Campo Promissor em Pesquisa 5. Ponta Grossa. Editora Athena, 2020. p. 43-54.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-387

Refbacks

  • There are currently no refbacks.