O ensino de aplicações financeiras e orçamento público à uma turma de ensino médio: um relato de experiência / The teaching of financial applications and public budget to a high school class: an experience report

Marlon Oliveira Martins Leandro, Callil Pablo de Sousa Patriota, Kaline Nunes de Lima

Abstract


Não há dúvidas de que a Matemática Financeira é um conteúdo imprescindível para a formação do estudante da rede básica. Entretanto, o conteúdo ministrado geralmente resume-se ao cálculo de juros simples e compostos, o que não atende aos anseios dos alunos tampouco da sociedade que exige soluções rápidas e eficazes para casos bem mais complexos. Sendo assim, este trabalho descreve a construção e aplicação de um projeto de ensino envolvendo diversos conteúdos de Matemática Financeira, além dos Juros Simples e Compostos, tais como Sistemas de Capitalização, Índices Econômicos, Investimentos em Renda Fixa e Variável, Formas de Renda e Aposentadorias, Noções de Orçamento Público e Licitações. Tais conteúdos foram divididos em 8 aulas e ministrados numa turma de 5º período do curso técnico em Informática do campus Afogados da Ingazeira do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com técnicas de avaliação variadas e cuja culminância foi a elaboração de um orçamento para a realização da festa de formatura da turma, previsto para setembro de 2020.


Keywords


Matemática Financeira, Orçamento, Rendimentos, Aplicações Financeiras.

References


AMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Paraná: UFPR, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.

BROUSSEAU, Guy. Fundamentos e Métodos da Didática da Matemática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Tradução de: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996a. Cap. 1. p. 35-113.

___________. Os diferentes papéis do professor. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (org.) Didática da matemática: Reflexões Psicológicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996b. Cap. 1. p. 48-72.

CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: O elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Tradução de: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

D’AMORE, Bruno. Epistemologia, Didática da Matemática e Práticas de Ensino. In: Bolema, v. 20, n. 28. São Paulo: Unesp, 2007. p 1179-1205.

O PENSADOR, Gabriel. Estudo Errado. Rio de Janeiro: Sony Music, 1995. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l540Ho2qSAk. Acesso em: 02 jul. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-377

Refbacks

  • There are currently no refbacks.