Utilização da argila e biomassa da casca de banana como adsorventes para redução do índice de acidez do óleo de fritura residual visando a produção de biodiesel / Use of clay and biomass in banana shell as adsorvents for reducing the acidity index of residual frying oil for the production of biodiesel

Kaisson Almeida Ferreira, Wesley Thyago Alves da Costa, Daniel Campos da Paixão, Dyenny Ellen Lima Lhamas, Gicélia Rodrigues, Daiane Farias Pereira Suffredini, Ana Cláudia Gondim de Medeiros

Abstract


Neste artigo investigou-se o pré-tratamento do óleo de fritura residual (OFR) por meio de adsorção utilizando adsorventes como a argila e a biomassa da casca de banana (BCB) para a redução do índice de acidez (IA), variando as concentrações de 3%, 8%, 13% e 18% de adsorvente em relação à massa do OFR, ocorrendo em processo batelada durante 1 hora. Com o melhor resultado obtido das amostras adsorvidas foi realizada a produção de biodiesel. Os resultados experimentais demonstraram que o uso de argila como adsorvente para a redução do índice de acidez dos óleos de frituras residuais é promissor visando a elaboração de biodiesel.


Keywords


biodiesel, óleo de fritura residual, adsorção, índice de acidez.

References


ANP (Agência Nacional de petróleo e gás). BIODIESEL. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2019.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Resolução nº 45, de 25 de agosto 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

KNOTHE, G. Basics of the transesterification reaction. The biodiesel handbook, 2005, Vol. 1, AOCS Press, USA.

LIMA, A. K. M. Purificação do óleo residual de fritura por carvão ativado visando a produção de biodiesel. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade federal tecnológica do Paraná, Ponta Grossa-PR, 2015.

MARINS, D. S.; SANTOS, M. E. Pré-tratamento do óleo residual de fritura para elevação de ph e diminuição de sólidos para a produção de biodiesel. Revista da União Latino-americana de Tecnologia, 2017, Jaguariaíva, n. 5, p. 1-20.

ZANON, E. Estudo de agentes adsorventes para a redução do índice de acidez de óleo residual para a produção de biodiesel. Trabalho de conclusão de curso, Universidade federal do Paraná, Palotina-PR, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-364

Refbacks

  • There are currently no refbacks.