Produção de biodiesel de óleo de fritura residual em um módulo didático de biodiesel / Biodiesel production from residual frying oil in a didactic biodiesel module

Authors

  • Felipe de Luca Lima Coelho
  • Iara Oliveira Santos
  • Daniel Campos da Paixão
  • Dyenny Ellen Lima Lhamas
  • Gicélia Rodrigues
  • Daiane Farias Pereira Suffredini
  • Ana Cláudia Gondim de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-363

Keywords:

biodiesel, transesterificação, óleo de fritura.

Abstract

Neste artigo investigou-se a produção de biocombustível a partir do óleo residual de fritura por transesterificação etílica via catalise homogênea básica em um módulo didático de biodiesel pertencente ao curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. O óleo de fritura residual utilizado foi obtido em residências no município de Marabá, no estado do Pará e foi caracterizado em termos de índice de acidez, porcentagem de ácidos graxos livres, massa específica, teor de umidade e viscosidade e os biocombustíveis foram caracterizados em termos de índice de acidez, massa específica, viscosidade, cinzas, além de análises de espectroscopia no infravermelho para o óleo de fritura e o biodiesel. Foram realizados dois experimentos de transestericação com hidróxido de potássio (KOH) e um com hidróxido de sódio (NaOH) com massa equivalente de catalisador a 1% e temperatura de reação de 60 ºC, variando razão molar de óleo/ álcool e tempo de reação. Os resultados experimentais demonstraram que o experimento utilizando NaOH foi o que se apresentou consoante com as normas da Agência Nacional de petróleo. Assim, verificou-se que é possível a produção de biodiesel em um módulo didático a partir de óleo de fritura residual, demonstrando a viabilidade da produção de biodiesel utilizando uma matéria-prima residual.

References

ALVES, A. A.; PACHECO, B. T. G. Síntese do biodiesel a partir de óleo residual através da esterificação homogênea dos ácidos graxos livres e transestericação alcalina. 2014. Monografia (Bacharel em Engenharia Química), Universidade de Alfenas, Poços de Caldas-MG, Brasil.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Resolução nº 45, de 25 de agosto 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

KNOTHE, G.; GERPEN, J. V.; KRAHL, J. The Biodiesel Handbook. 1. ed. [S.l.]: AOCS Press, 2005.

PERASSI, I. S. T. et al. Obtenção de biodiesel a partir de óleo residual via rota etílica. 2016. XXI Congresso Brasileiro de Engenharia química. Fortaleza/Ce.

SANTOS, W. G. dos. Craqueamento termocatalitico do óleo de fritura residual. Dissertação (Mestrado) | Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Brasil, 2013.

Published

2020-05-19

How to Cite

Coelho, F. de L. L., Santos, I. O., Paixão, D. C. da, Lhamas, D. E. L., Rodrigues, G., Suffredini, D. F. P., & Medeiros, A. C. G. de. (2020). Produção de biodiesel de óleo de fritura residual em um módulo didático de biodiesel / Biodiesel production from residual frying oil in a didactic biodiesel module. Brazilian Journal of Development, 6(5), 28844–28851. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-363

Issue

Section

Original Papers