Produção de biodiesel de óleo de fritura residual em um módulo didático de biodiesel / Biodiesel production from residual frying oil in a didactic biodiesel module

Felipe de Luca Lima Coelho, Iara Oliveira Santos, Daniel Campos da Paixão, Dyenny Ellen Lima Lhamas, Gicélia Rodrigues, Daiane Farias Pereira Suffredini, Ana Cláudia Gondim de Medeiros

Abstract


Neste artigo investigou-se a produção de biocombustível a partir do óleo residual de fritura por transesterificação etílica via catalise homogênea básica em um módulo didático de biodiesel pertencente ao curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. O óleo de fritura residual utilizado foi obtido em residências no município de Marabá, no estado do Pará e foi caracterizado em termos de índice de acidez, porcentagem de ácidos graxos livres, massa específica, teor de umidade e viscosidade e os biocombustíveis foram caracterizados em termos de índice de acidez, massa específica, viscosidade, cinzas, além de análises de espectroscopia no infravermelho para o óleo de fritura e o biodiesel. Foram realizados dois experimentos de transestericação com hidróxido de potássio (KOH) e um com hidróxido de sódio (NaOH) com massa equivalente de catalisador a 1% e temperatura de reação de 60 ºC, variando razão molar de óleo/ álcool e tempo de reação. Os resultados experimentais demonstraram que o experimento utilizando NaOH foi o que se apresentou consoante com as normas da Agência Nacional de petróleo. Assim, verificou-se que é possível a produção de biodiesel em um módulo didático a partir de óleo de fritura residual, demonstrando a viabilidade da produção de biodiesel utilizando uma matéria-prima residual.


Keywords


biodiesel, transesterificação, óleo de fritura.

References


ALVES, A. A.; PACHECO, B. T. G. Síntese do biodiesel a partir de óleo residual através da esterificação homogênea dos ácidos graxos livres e transestericação alcalina. 2014. Monografia (Bacharel em Engenharia Química), Universidade de Alfenas, Poços de Caldas-MG, Brasil.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Resolução nº 45, de 25 de agosto 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

KNOTHE, G.; GERPEN, J. V.; KRAHL, J. The Biodiesel Handbook. 1. ed. [S.l.]: AOCS Press, 2005.

PERASSI, I. S. T. et al. Obtenção de biodiesel a partir de óleo residual via rota etílica. 2016. XXI Congresso Brasileiro de Engenharia química. Fortaleza/Ce.

SANTOS, W. G. dos. Craqueamento termocatalitico do óleo de fritura residual. Dissertação (Mestrado) | Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Brasil, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-363

Refbacks

  • There are currently no refbacks.