Estudo do processo de produção do Biodiesel obtido a partir de óleo de fritura residual e sebo bovino utilizando a transesterificação etílica básica / Study of the production process of Biodiesel obtained from residual frying oil and bovine tallow using basic ethyl transesterification

Felipe de Luca Lima Coelho, Iara Oliveira Santos, Daniel Campos da Paixão, Dyenny Ellen Lima Lhamas, Gicélia Rodrigues, Daiane Farias Pereira Suffredini, Ana Cláudia Gondim de Medeiros

Abstract


O presente artigo tem como objetivo analisar a produção do biodiesel, através da reação de transesterificação etílica básica, utilizando o óleo de fritura residual e o sebo bovino, em diferentes condições reacionais, a fim de determinar às condições que favorecem a formação de um produto em consonância com as normas da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram realizadas etapas de neutralização nas matérias-primas, utilizando uma solução aquosa de NaOH a 15% (m/m) a temperatura de 333 K. Para as reações de transesterificação via rota etílica utilizou-se como catalisador, o hidróxido de potássio (KOH e o hidróxido de sódio (NaOH). De acordo com os resultados foram observados em alguns experimentos dificuldades na separação do biodiesel e glicerol. Os testes com óleo de fritura apresentaram as separações previstas na literatura, e os mesmos obtiveram ótimos rendimentos reacionais, característica essa ligada a catálise homogênea, bem como características físico-químicas mais próximas da ANP. O sebo bovino também foi capaz de produzir o biocombustível, ainda que apresentasse dificuldade no seu manuseio devido a sua solidificação rápida em temperatura ambiente.


Keywords


Biocombustível, óleo de fritura, sebo bovino.

References


BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Resolução nº 45, de 25 de agosto 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

BERNI, V. J. ; DOLFINI, N. ; MEDEIROS, F. J. ; ALMEIDA. N. F. ; PEREIRA, C. N. Análise comparativa de métodos de purificação de ésteres etílicos da blenda de sebo bovino e óleo de fritura. XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. São Carlos, 2015.

CUNHA, E. M.; Caracterização de biodiesel produzido com misturas binárias de sebo bovino, óleo de frango e óleo de soja. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química, Porto Alegre, 2008.

SILVA, R. A. T. Biodiesel de óleo residual: produção através da transesterificação por metanólise e etanólise básica, caracterização físico-química e otimização reacionais. Tese de Doutorado (Doutorado em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia , 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-362

Refbacks

  • There are currently no refbacks.