Estudo da produção de biodiesel a partir da reação de transesterificação do óleo de palma refinado por via etanólica utilizando catálise homogênea e heterogênea / Study of biodiesel production from the transesterification reaction of refined palm oil by ethanol using homogeneous and heterogeneous catalysis

Cayck Trindade Ribeiro, Victor Nascimento Braga, Felipe de Luca Lima Coelho, Daniel Campos da Paixão, Dyenny Ellen Lima Lhamas, Gicélia Rodrigues, Daiane Farias Pereira Suffredini, Ana Cláudia Gondim de Medeiros

Abstract


Neste artigo estudou-se a produção de biodiesel a partir da reação de transesterificação etanólica do óleo de palma refinado (Elaeis guineenses) objetivando a comparação da catálise básica utilizando etóxido de potássio com a catálise heterogênea utilizando casca de ovo não calcinada e casca de ovo calcinada. As condições reacionais foram: razão molar óleo/álcool de 1:8, temperatura da reação a 60ºC e um tempo de reação de 40 minutos.O óleo de palma e os ésteres etílicos foram caracterizados em termos de índice de acidez, densidade, porcentagem de ácidos graxos livres e viscosidade.De forma a determinar a eficiência da produção de ésteres etílicos foi determinado o rendimento para os ésteres etílicos produzidos. Os resultados obtidos demostraram que a produção de ésteres etílicos utilizando etóxido de potássio, casca de ovo não calcinada e casca de ovo calcinada apresentaram potencial como catalisadores, sendo este último apresentando características semelhantes com a Agência Nacional do Petróleo, gás natural e biocombustíveis, embora necessite mais tempo de processo por se tratar de uma catálise heterogênea.


Keywords


óleo de palma, transesterificação, catálise, homogênea, heterogênea

References


ANIMA. Caracterização do óleo de palma refinado. 2017. . Acesso em 25 de agosto de 2019.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Resolução nº 45, de 25 de agosto 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

CASTRO. L. S.; BARAÑANO. A. G. Aplicação de CaO oriundo da casca de ovo de galinha para a produção de biodiesel: uma revisão. Perspectivas da Ciência e Tecnologia, p 182-201. v.10, 2018.

GAMA. P. E.; GIL. R. A S. S.; LACHTER. E. R. Produção de biodiesel através de transesterificação in situ de sementes de girassol via catálise homogênea e heterogênea. Quim. Nova, v. 33. n. 9. p. 1859-1862, 2010.

LEITE. R. C. C.; LEAL. M. R. L. V. O biocombustível no Brasil. Novos Estudos 78, p. 15-21. Julho, 2007.

NASCIMENTO. M. U., VASCONCELOS. A. C. S.; AZEVEDO. E. B. Otimização da produção de biodiesel a partir de óleo de coco babaçu com aquecimento por microondas. Eclética Química. v. 34. n. 4. p. 37-48. São Paulo, 2009.

PIMENTA. L. B.; FONSECA. A; F. S.; ALBUQUERQUE. R. N. O.; PEREIRA. C. A. F. Estudo da utilização da casca de ovo para a produção de biodiesel. São Paulo, Setembro de 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-360

Refbacks

  • There are currently no refbacks.