Síntese catalisadores heterogêneos utilizando como matéria-prima o rejeito do beneficiamento mineral visando a produção de biodiesel / Synthesis heterogeneous catalysts using the reject of mineral benefit as a raw material for biodiesel production

Lorrayne Sampaio Freitas, Kaisson Almeida Ferreira, Débora Nascimento Barros, Daniel Campos da Paixão, Gicélia Rodrigues, Dyenny Ellen Lima Lhamas, Daiane Farias Pereira Suffredini, Ana Cláudia Gondim de Medeiros

Abstract


Os catalisadores heterogêneos apresentam vantagens significativas na produção de biodiesel, tais como; menor contaminação dos produtos; facilidade de separação do catalisador do meio reacional; possibilidade de reaproveitamento do catalisador; diminuição dos problemas de corrosão. Portanto, pesquisas estão sendo desenvolvidas na obtenção de materiais catalíticos que apresentam uma facilidade de síntese e poros relativamente grandes que facilitam a acessibilidade dos reagentes no interior das partículas, minimizando resistências ao transporte de massa.  Este artigo teve como contexto a síntese de novos catalisadores heterogêneos utilizando como matéria-prima o rejeito do beneficiamento do calcário para aplicação na produção de biodiesel. Os resultados são bem satisfatórios quando comparado ao parâmetro estabelecido pela norma da ABNT, no que tange a sua acidez, uma vez que se trata de uma transesterificação para produção de biodiesel a partir de catalisador heterogêneo a base de rejeito da mineração.


Keywords


biodiesel, catalisador heterogêneo, óleo vegetal.

References


ANP Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíves.http://www.anp.gov.br/biocombustiveis/biodiesel Acesso em: em 30 de agosto de 2019.

Gondim, A. D.; Santos, M. F. V.; Oliveira, T. P.; Peixoto, C. G. D.; Batista, A. C. M.; Fernandes Jr, V. J. Produção De Biodiesel Por Transesterificação Utilizando Catalisador Heterogêneo (KOH/Al2O3). Acesso em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5195/pdf. Acessado: em 30 de agosto de 2019.

Medeiros, D.; Medeiros, G.; Barbosa, V.; Junior A.; Rodrigues De Oliveira, M.; Barbosa Rios, R. (2018) Avaliação Da Produção De Biodiesel Por Transesterificação Via Catálise Heterogênea Utilizando Óxido De Magnésio. Acesso em: http://www.abq.org.br/cbq/2018/trabalhos/9/1950-26872.html. Acessado em: 27 de agosto de 2019.

Silva, P. E.; Silva, G. M. H.; Almeida, S. R; Elson A. Monteiro, A. E.; Rocha, M. T.; Determinação Do Índice De Acidez Em Óleo De Milho Para Produção De Biodiesel. Acesso em: file:///D:/Users/Tiara%20Nogueira/Downloads/1810-5964-1-PB.pdf. Acessado em: 01 de setembro de 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-359

Refbacks

  • There are currently no refbacks.