Aprendizagem significativa e jogos didáticos: a utilização da roleta e tabuleiro com cartas (rtcbio) no ensino de biologia / Significant learning and teaching games: the use of the roulette and chart with letters (rtcbio) in the teaching of biology

Islaiany Costa Neri, Cibele da Conceição Barros do Nascimento, Socorro Marcia Gomes Torres, Tatianny Alves de França, Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa, Norma Suely Ramos Freire Bezerra, Francileide Vieira Figueiredo, Cicero Magerbio Gomes Torres

Abstract


Ao longo dos anos, o Ensino de Biologia, tem sido trabalhado de forma tradicional e descontextualizado, pautando-se na transmissão de conhecimentos e na memorização de conceitos e termos complexos, o que consequentemente tem dificultado a aprendizagem dos alunos quanto aos conteúdos abordados no Ensino de Biologia. Assim, os jogos constituem-se como uma ferramenta didática que pode ser utilizada em sala de aula no contexto do Ensino de Biologia, pois promovem uma interação entre os estudantes de forma espontânea, e permitem a participação desde a construção dos jogos até a sua aplicação. Para tanto, o presente trabalho objetiva discutir sobre a construção e a utilização do jogo didático Roleta e Tabuleiro com Cartas da Biologia (RTCBio) aplicado ao Ensino de Biologia a partir da utilização de materiais de baixo custo tendo em vista a aprendizagem significativa dos estudantes. O instrumento utilizado para coleta dos dados consistiu na aplicação de treze questionários aos participantes da pesquisa que vivenciaram o jogo e sua análise se deu a partir da transcrição dos dados coletados nos questionários. Com base nos resultados obtidos e na revisão de literatura realizada, percebeu-se que o uso de jogos e outros instrumentos lúdicos no ensino possibilitam diversos benefícios teóricos – metodológicos, cognitivos e significativos para o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes, principalmente em virtude da participação, envolvimento, proatividade e cooperação manifestada pelos participantes do jogo, no qual possibilitou despertar o interesse pelos conteúdos de Biologia, resultando assim em uma aprendizagem significativa.

 

 


Keywords


Jogos Didáticos, Ensino de Biologia, Roleta, Tabuleiro com Cartas.

References


KIYA, M. C. S. O uso de Jogos e de atividades lúdicas como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem. Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG. 2014. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2019.

LOPES, M. G. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LUCENA, J. M. de; LAGES, L. M. P; LIMA, J. P. de; CAMAROTTI, M. de F. Perspectivas dos alunos quanto ao ensino de biologia e as ações metodológicas aplicadas pelos professores em duas escolas públicas de João Pessoa. Anais do III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016.

MARCONI, M.A. LAKATOS, E. M. Metodologia Cientifica. 5ª edição. São Paulo, SP. Editora Atlas, 2010.

NOGARO, A.; GRANELLA, E. O erro no processo de ensino e aprendizagem. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS., v. 5, n. 5, p. 1-26, 2004. Disponível em: . Acesso em: 8 jun.2019.

REIS; J. R. dos; ARAÚJO, R. E. F. de. O jogo didático como estratégia metodológica no ensino da biologia. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018.

SILVA, L. T. da; FIDÉLIS, H. T; BARROS, M. A; ALMEIDA, J. M. S; NETO, V. I. C; FREITAS, L. V. O; ROCHA, N. R. A. F; SANTOS, L. C. dos; SANTOS, A. F. dos; MARQUES, A. L. A utilização de jogos na avaliação da aprendizagem. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), 2008.

SOARES, V. F. S; CORREIA, B. G; MELO, Q. M; SILVA, C. B; SILVA, K. B; PEREIRA, C. K. B. A relevância dos jogos didáticos como ferramenta para auxílio do processo de ensino-aprendizagem de Biologia. Diversitas Journal., v. 1, n. 1, p. 64-67, 2016. Disponível em: . Acesso em: 8 jun. 2019.

TORRES, C. M. G; PESSOA, A. R. R; PIEROTE, E. M. V. F; CARVALHO, T. J. C. M; SOUSA, S. I. R. Atividades Pedagógicas Lúdicas no Ensino da Biologia. In: TORRES, C. M. G (Org). Atividades Pedagógicas Lúdicas no Ensino de Biologia. Crato: RDS, 2014.

VEIGA, E. Q. O uso de jogos didáticos nas diferentes fases escolares no ensino de ciências e de biologia. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2018.

ZUANON, Á. C. A; DINIZ, R. H. S; NASCIMENTO, L. H. Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia (RBECT)., v. 3, n. 3, p. 49-59, 2010. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-353

Refbacks

  • There are currently no refbacks.