Análise quantitativa da perda de massa por oxidação em barras de aço carbono CA-50: uma proposta metodológica para a contextualização do estudo da corrosão em cursos de engenharia civil/IFS / Quantitative analysis of loss of mass by oxidation in carbon steel bars CA-50: a methodological proposal for the contextualization of the corrosion study in civil / IFS engineering courses

Authors

  • Francisco Luiz Campos Lopes Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Michael Douglas Santos Monteiro
  • Henrique Carvalho Santos Melo
  • Luan Martins Siqueira
  • Francisco Luiz Gumes Lopes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-341

Keywords:

Patologia das construções, Corrosão em aço carbono, Ensaio CAIM.

Abstract

A patologia da corrosão em armaduras de aço é um dos principais fatores que causam a perda de desempenho estrutural nas construções de concreto armado. Algumas dessas problemáticas afetam a sociedade de forma drástica. É necessário que os profissionais detenham o conhecimento fundamental em relação a essa área de atuação. A pesquisa objetivou desenvolver uma proposta metodológica para contextualizar a patologia da corrosão em armaduras de concreto armado, de forma a possibilitar a compreensão e interpretação dos cálculos eletroquímicos regidos pelas Leis de Faraday. Aplicou-se um questionário de conhecimentos prévios a discentes do curso de engenharia civil do Campus Aracaju/IFS a fim de se obter uma visão macro da compreensão dos mesmos a respeito da ocorrência da corrosão em elementos estruturais. Para o desenvolvimento da parte experimental, foi escolhido o ensaio de corrosão acelerada por imersão modificada (CAIM). O ensaio permitiu uma análise rápida do processo corrosivo, possibilitando a avaliação visual da intensidade de corrosão ao longo do tempo, que caracteriza a dinâmica desse processo, e a compreensão dos processos que ocorrem nas armaduras de concreto armado, permitindo o cálculo e a comprovação da deterioração do processo corrosivo em barras de aço carbono CA-50. Esta proposta metodológica permitirá agregar ao discente e ao docente de cursos de engenharia civil uma formação mais sólida e abrangente a respeito dos processos corrosivos, mediante a experimentação.

 

References

ANDRADE, C.; GONZALEZ, J. A. Quantitative Measurements of Corrosion Rate of Reinforcing Steel Embed in Concrete Using Polarization Resistance Measurements. Werddstoffe und korrosion, Vol. 29, 1978. p.515-519.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO INTEGRADO. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.

BROWN, Lawrence S.; THOMAS, Holme A. Química Geral Aplicada à Engenharia. 1 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 652p.

Camarote desaba durante show de Ivete Sangalo e 26 pessoas foram encaminhadas a hospitais. Acessado em 22/10/2018. Disponível em: https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/camarote-desaba-durante-show-de-ivete-sangalo-em-aracaju.ghtml

CASCUDO, O.; HELENE, P. R. L. Resistência à corrosão no concreto dos tipos de armaduras brasileiras para concreto armado. São Paulo: BT/PCC/272,2001.

Corrosão precoce de estrutura levou à queda da caixa d’água em Dores (SE). Acessado em 22/10/2018. Disponível em: http://www.f5news.com.br/cotidiano/corrosao-precoce-de-estrutura-levou-a-queda-da-caixa-d%EF%BF%BDagua-em-dores-se_42975/

GIULLIANO POLITO. CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: CAUSAS, MECANISMOS, PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO. Belo Horizonte, 2006. 185 p. TCC (especialista em avaliação e perícia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

HELENE, P.R.L. Contribuição ao estudo da corrosão em armaduras de concreto armado. São Paulo, 1993. 231 p. Tese (Livre Docência) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

Laudo do Crea-SE aponta que corrosão provocada pela falta de manutenção causou queda de peça metálica no Shopping Jardins. Acessado em 22/10/2018. Disponível em: http://www.crea-se.org.br/laudo-do-crea-se-aponta-que-corrosao-provocada-pela-falta-de-manutencao-causou-queda-de-peca-metalica-no-shopping-jardins/

MARQUES, André L.; ALVES, Aline J. V.; SILVA, Ana Flávia G. M. da; MORAIS, Lorraine M.; GUIMARÃES, Pâmella G.; LIMA, Jocasta M.; RIBEIRO, Fernanda B.; SANTOS, Leidimar A. M.; MEDEIROS, Eliziane S.; FRANCO, Vânia A.. A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA MELHOR COMPREENSÃO E ABSTRAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS. UFPR, 2008.

MERÇON, F.; GUIMARÃES, P.I.C. e MAINIER, F.B. Corrosão: um exemplo usual de fenômeno químico. Química Nova na Escola, n. 19, p. 11-14, 2004.

Ponte desaba e rompe tubulação de água em Pedra Branca, SE. Acessado em 22/10/2018. Disponível em: http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2015/05/ponte-desaba-e-rompe-tubulacao-de-agua-em-pedra-branca-se.html

Projetista da ponte que desabou na Itália alertou sobre risco de corrosão em 1979. Acessado em 22/10/2018. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/19/projetista-da-ponte-que-desabou-na-italia-alertou-sobre-risco-de-corrosao-em-1979.ghtml

SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

TONCHE, Josiane Cipriano Da Silva. O DESINTERESSE DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CAUSAS E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES. Universidade Federal Do Paraná Setor De Educação. Curitiba, 2014.

TORRES, A. S.; Avaliação da sensibilidade do ensaio CAIM - Corrosão acelerada por imersão modificada - frente ao processo de corrosão em armaduras de concreto armado. UFRGS, escola de engenharia, programa de pós graduação em engenharia. Porto Alegre, Junho de 2006.

Published

2020-05-18

How to Cite

Lopes, F. L. C., Monteiro, M. D. S., Melo, H. C. S., Siqueira, L. M., & Lopes, F. L. G. (2020). Análise quantitativa da perda de massa por oxidação em barras de aço carbono CA-50: uma proposta metodológica para a contextualização do estudo da corrosão em cursos de engenharia civil/IFS / Quantitative analysis of loss of mass by oxidation in carbon steel bars CA-50: a methodological proposal for the contextualization of the corrosion study in civil / IFS engineering courses. Brazilian Journal of Development, 6(5), 28561–28575. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-341

Issue

Section

Original Papers