Os resultados do IDEB e o trabalho da equipe gestora: um estudo comparativo entre duas escolas da rede municipal de educação / IDEB results and the management team's work: a comparative study between two schools in the municipal education network

Karina Nayara Rego Portal, Andréa Souza de Albuquerque, Tadeu Oliver Gonçalves

Abstract


 O presente artigo tem como objetivo analisar os contrastes nos resultados verificados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em duas escolas da Rede Municipal de Belém, uma que obteve a maior nota (6,8) e outra que obteve a menor nota (0,0), com base nos dados de 2017 e partindo da comparação entre duas escolas com realidades diferenciadas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso comparativo entre ambas as escolas. A observação in loco, aliada à aplicação de entrevista semiestruturada, possibilitou a produção dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram diretores e coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas, no intuito de investigar quem são esses sujeitos, as atividades desenvolvidas, as práticas pedagógicas consideradas um diferencial para o alcance ou não de resultados, as dificuldades que mais interferem nessas notas, além das condições de trabalho específicas e pertinentes a cada caso. Concluiu-se que, para alcançar bons índices no IDEB, não basta ter apenas o controle do fluxo escolar e/ou bom desempenho na Prova Brasil, faz-se necessário compreender a relevância da equipe pedagógica e dos docentes na participação da construção de uma escola que planeja atividades diferenciadas, preocupa-se com os processos de aprendizagem e com o aluno que não frequenta a escola, buscando dialogar com as famílias e tendo uma equipe capaz de se envolver no processo de melhoria da qualidade do ensino e do melhor desempenho dos alunos.


Keywords


Gestão Escolar; Avaliação; IDEB; Qualidade.

References


AMIN, Andrea Rodrigues; SANTOS, Ângela Maria S. dos; MORAES, Bianca Mota de. Curso de Direito da Criança e do Adolescente: aspectos teóricos e práticos. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1999.

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.

LUCK, Heloísa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. O que é o IDEB. INEP, [on-line], out. 2015. Disponível em: . Acesso em: 5 mar. 2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

GADOTTI, Moacir. "Pressupostos do projeto pedagógico". In: MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília, 28/8 a 2/9/1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5ª. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 13. ed. Campinas: Papirus: 1995.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-335

Refbacks

  • There are currently no refbacks.