Benefícios psicossociais da Educação Física Adaptada para alunos com Síndrome de Down / Psychosocial benefits of Adapted Physical Education for students with Down Syndrome

Layse de Oliveira Monteiro, Simone de La Roque, Paula Carolina Silva Santos, Jardel Coelho, Jamila Mariana da Cruz, Ederson dos Santos Alcantara, Gabriela Barros Corrêa Gonçalves, Vitória Beatriz Cardoso Dias

Abstract


Objetivo: este estudo objetivou avaliar a influência da atividade física adaptada no desenvolvimento psicossocial de crianças com Síndrome de Down. Pesquisa de campo e descritiva, que avaliou o desenvolvimento global de seis alunos com SD, através de entrevista aplicada aos pais. A análise foi de acordo com Bardin (1997). Resultados: Após intervenção, constatou-se que há benefícios motores, psicológicos e sociais proporcionados pela EFA para as crianças com SD.

 


Keywords


Síndrome de Down; Educação Física Adaptada; Síndrome de Down; Crianças.

References


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

GORGATTI, M. G.; COSTA, R. F. [org]. Atividade Física Adaptada. São Paulo: Manole, 2005.

LEITE,L.SíndromedeDown.Disponívelem:. Acessado em 15 de setembro de 2009.

LIMA, M. M.Considerações em torno do conceito de estereótipo: uma dupla abordagem. Disponívelem:. Acessado em: 14 de Outubro de 2009.

MARINELLO, K.T. Avaliação do desenvolvimento motor em escolares portadores de deficiência mental matriculados na APAE de Tubarão/SC. Monografia (Graduação Fisioterapia). Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubaraão/SC, 2001.

MARQUES, A. C. O perfil do estilo de vida de pessoas com Síndrome de Down e normas para avaliação da Aptidão Física. 2008. Tese (Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

MOREIRA, S. Diversidades. Revista Digital, ano 2, número 4, jun. 2004.

PICK, R. K; ZUCHETTO, A. T. Comportamentos sociais de um portador de síndrome de down.Kinein, vol. 1, nº 1, set./dez. 2000. Disponível em: . Acessado em: 12 de agosto de 2009.

ROSADAS, S. C. Atividade Física Adaptada e os Jogos Esportivos para o Deficiente: Eu posso vocês duvidam? Rio de Janeiro: Atheneu, 1989.

SAAD, S. N. Preparando o caminho da inclusão: dissolvendo mitos e preconceitos em relação à pessoa com Síndrome de Down. São Paulo: Vetor, 2003.

TANI, GO. Educação Física escolar, fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Edusp, 1988.

VASCONCELOS, Riane N. S. Abordagem educacional da estimulação precoce: a contribuição da fisioterapia. Mensagem da APAE, Brasília, DF, p. 36-39, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-334

Refbacks

  • There are currently no refbacks.