Proposta de manual de policiamento montado em eventos / Policy manual proposal assembled in events

Sérgio Vieira Benício

Abstract


Este artigo apresenta concepções sobre as possibilidades de emprego das forças a cavalo em eventos, verificando suas nuances e suas formas de atuação, bem como o enfoque do treinamento do cavalo e do cavaleiro para tais situações críticas. Ainda, a necessidade de treinamento específico para cavalo e cavaleiro para a consecução dos objetivos da tropa montada no restabelecimento e manutenção da ordem pública, buscando a otimização desse potencial na Polícia Militar do Paraná, por meio da proposição de um Manual de Policiamento Montado em Eventos. De forma objetiva, dialógica e concreta, apresenta a fundamentação teórica da aplicação do Policiamento Montado em eventos, discorrendo sobre seus três tipos de operações: neutras, defensivas e ofensivas. Por fim, consta a importância desse tipo de policiamento no contexto atual das forças policiais, visando a chamar a atenção para um potencial muitas vezes desconhecido das próprias instituições, além de definir procedimentos padronizados para tal emprego operacional.


Keywords


Policiamento. Montado. Restabelecimento. Manutenção. Ordem Pública.

References


BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

CARVALHO, José Artur Samaha de. Manual de Controle de Distúrbios Civis Montado. Rio de Janeiro, 2011.

DISTRITO FEDERAL, Polícia Militar do. Apostila do Curso de Policiamento de Choque. Brasília, 2001.

DISTRITO FEDERAL, Polícia Militar do. Apostila do Curso de Policiamento Montado – Nível Oficiais. Brasília, 2001.

MUNSTERS, C.C.B.M.; BROEK, J.V.D.; WEEREN, R.V.; OLDRUITENBORGH-OOSTERBAAN, M.M.S.V.. The effects of transport, riot control training and night patrols on the workload and stress of mounted police horses. Applied Animal Behaviour Science, Eindhoven, Holanda, v. 143, n. 52-60, jan/2013. Disponível em . Acesso: 20 abr. 20.

POLICASTRO, Alberto Nubie. Manual de tropa montada. 286 p. Monografia (Aperfeiçoamento de Oficiais) – Academia de Polícia Militar de São Paulo, São Paulo, 1995.

PORTUGAL. Guarda Nacional Republicana/Unidade de Intervenção. Manual de Utilização de Forças de Ordem Pública Agrupadas, 2010.

_____. Guarda Nacional Republicana/Unidade de Intervenção. 25º Curso de Restabelecimento e Manutenção da Ordem Pública (RMOP). Portugal, Lisboa, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-327

Refbacks

  • There are currently no refbacks.