Aproximação entre universidade e indústria através da resolução de estudos de caso de estudantes de engenharia mecânica da UNESP / FEG / Approximation between university and industry through resolutions of case studies by students of mechanical engineering from UNESP/FEG

Marcelo Sampaio Martins, Bianca Arantes Rodrigues Ferreira, Brunno Rebelo Zanquetta, Gabriel Ragasine Galvão, Luan Henrique de Oliveira, Matheus de Alcântara Tomé

Abstract


O Grupo PET, Engenharia Mecânica da UNESP/FEG – Campus de Guaratinguetá, pautado por objetivos sólidos, a respeito de promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação, formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país e de desenvolver novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso, implementou o projeto PET In Company. Esta iniciativa trata da criação de um relacionamento próximo com empresas da região, onde os petianos, por meio de atividades relacionadas a estudos de caso sobre temas pontuais, poderão atuar em temas industriais, sendo orientados pelo tutor ou outro docente de sua unidade, e o corpo técnico dessas empresas. Não se trata de um vínculo de estágio ou algo do gênero, toda a ação é de caráter voluntário para os discentes. A relação está condicionada a oportunidade de o aluno entender e participar de uma atividade fora da universidade, contribuindo na resolução de problemas, e para a empresa, neste caso, ter um colaborador motivado a atuar de forma consciente para resolver problemas. Nessa aproximação, todos ganham, pois no futuro, a empresa poderá contar com esse discente, como um possível estagiário ou trainee, pois este já estará a par das práticas e políticas da empresa e o aluno participante e os demais membros do Grupo PET terão essa oportunidade, que além de única, é motivadora para todos.

 


Keywords


Cooperação universidade-empresa, Inovação, Parcerias público-privadas.

References


BERNI, J.C.A., et al. A Interação Universidade-Empresa para a Inovação e a Transferência de Tecnologia, Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis/SC, v. 9, n.2, p.258-277, 2015.

MARTINS, F.A.; SANTANA, J.R. Mecanismos de Interação Universidade-Empresa: Uma Iniciativa no Setor de P&G do Estado de Sergipe. Revista Gestão Inovação e Tecnologias, São Cristóvão/SE, v.3, n.3, p.084-102, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-307

Refbacks

  • There are currently no refbacks.