Responsabilidade Social e Consumo: o posicionamento da sociedade no interior da Amazônia / Social Responsibility and consumption: the positioning of society in the interior of the Amazon

Leonardo Petrilli, Denize Valéria Santos Baia, Daniela Castro dos Reis, Tatiana Kimura Kodama, Josilene Ferreira Mendes, Juliana Fernanda Monteiro de Souza

Abstract


A sociedade vem trilhando um caminho pautado no consumismo e geralmente não considera aspectos da sustentabilidade, responsabilidade social e o consumo consciente, ainda que por meio de atitudes simples como as suas escolhas de compra por produtos cujo processo produtivo seja menos nocivo ou ofereça menos impacto. o objetivo desta pesquisa consiste em analisar o comportamento dos consumidores no município de Parauapebas – PA e verificar o entendimento destas pessoas quanto ao seu papel na cobrança e coerção social. para isto, realizou-se uma pesquisa com discentes de uma Universidade Federal, já que alunos do ensino superior tendem a conhecer mais o tema. a pesquisa ocorreu por meio de questionário estruturado e os resultados demonstram que os respondentes priorizam aspectos como características dos produtos e preço e afirmam ter consciência do seu papel na cadeia produtiva enquanto agentes multiplicadores de informações, mas se contradizem ao responder que consideram indiferente a utilização de redes sociais para denúncias com experiências negativas de produtos e empresas. a pesquisa conclui que os cidadãos, em uma cidade do interior do pará, possuem um grau de consciência sobre as escolhas de consumo, mas ainda não praticam o seu poder de coerção social ou de cobrança. 


Keywords


Consumo consciente; responsabilidade social; coerção social; desenvolvimento sustentável.

References


ALLEDI FILHO, C. A Ética da Sustentabilidade. In: PEREIRA, T; OLIVEIRA, G; MELO, A. M. C. (Org.). Cuidado e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, v. 1, p. 119-134, 2013.

BARROS, D. F; DA COSTA, A. M. Consumo consciente no Brasil: um olhar introdutório sobre práticas de resistência ao consumo por meio da análise do discurso do Instituto Akatu pelo consumo consciente. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 32, 2008.

CARRIGAN, M.; ATTALLA, A. The myth of the ethical consumer–do ethics matter in purchase behaviour?. Journal of consumer marketing, v. 18, n. 7, p. 560-578, 2001.

CARROLL, A. B. A three-dimensional conceptual model of corporate performance. Academy of management review, p. 497-505, 1979.

CHURCHILLI, G. A. J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum (2a ed.). Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

COMITÊ PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Responsabilidade Social dos Negócios. Disponível em:< https://www.ced.org/reports/single/social-responsibilities-of-business-corporations>. Acesso em: 12 Abril de 2019.

DIAS, S. L. F. G.; MOURA, C. Consumo sustentável: muito além do consumo “verde”. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31, 2007.

FABI, M. J. S.; LOURENÇO, C. D. S.; SILVA, S. S. Consumo Consciente: a atitude do cliente perante o comportamento sócio-ambiental empresarial. Anais do IV Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Florianópolis, SC, Brasil, 2010.

FREEMAN, C. The greening os technology and models of innovation. Technological Forecasting and Social Change, v. 53, p. 27-39, 1996.

FREEMAN, R. E. Strategic management: A stakeholder approach. Boston: Pitman, 1984.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

INSTITUTO AKATU. O que é consumo consciente? Disponível em: . Acesso em: 15 de Março de 2019.

INSTITUTO ETHOS. Guia para elaboração de balanço social e relatório de sustentabilidade. São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 20 de Março de 2019.

OLIVEIRA, J. A. P de. Empresas na sociedade: Sustentabilidade e responsabilidade social. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

PORTILHO, M. F. F. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, E. L; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

TENÓRIO, F. G. Responsabilidade Social Empresarial: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

VIEIRA, J. E. de A. In TEIXEIRA, N. G. (org.). A ética no mundo da empresa. São Paulo: Pioneira, 1991




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-306

Refbacks

  • There are currently no refbacks.