A embalagem pet e a logística reversa: uma visão sustentável / PET packaging and reverse logistics: a sustainable vision

Authors

  • Wanderlei de Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Carlos de Barros Junior
  • Daniela Fogaça Loeblein
  • Jean Paulo Sila Natal
  • Silvio Alexandre dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-305

Keywords:

Garrafas Pet, Logística Reversa, Sustentabilidade.

Abstract

 

A logística costuma ser sempre lembrada pela sua diversidade de meios de transporte e serviços oferecidos à sociedade. Assim, foi constantemente aprimorada para unir de modo mais eficaz o tempo e custos disponíveis para realizar o transporte em diversas situações diárias. A sociedade de modo geral, está tendo a consciência da importância da logística no dia-a-dia. Mas existe o outro lado da logística que ainda é pouco difundido: a Logística Reversa. Esta é uma área da logística entendida como prática para o desenvolvimento sustentável que estuda os aspectos de reaproveitamento ou retornos dos produtos, embalagens ou materiais no seu centro produtivo. Esse processo já podia ser observado com sucesso, há alguns anos, nas indústrias de bebidas, com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final. No entanto, muitas empresas não levavam em conta terem os processos e sistemas bem definidos em relação à logística reversa, pois elas estavam preocupadas em desenvolver os serviços de distribuição direta, que possui mais influência no bom atendimento do cliente e mais importância econômica, o que realmente é indispensável para as empresas em geral. Neste artigo, o tema abordado será a estratégia da utilização da logística reversa direcionada a garrafas pet, entendendo como essa metodologia é organizada e como interfere na sociedade brasileira. Esse produto, que atualmente encontra-se no topo da lista entre os mais fabricados pelo Brasil se configura, assim, como grande influenciador da balança econômica desse país.

 

 

References

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de Suprimentos. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BIAZZI, L. F. Logística reversa: o que é realmente e como é gerenciada. M. Sc. Dissertação, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2009.

LACERDA, L. Logística Reversa: Uma Visão Sobre os Conceitos Básicos e as Práticas Operacionais. Revista Tecnologística, 2013.

LEITE, P.R. Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade. São Paulo: Editora Pearson Education do Brasil, 2013.

MIGUEL, Cristina; SANTANA, Fernanda; SÁ, Francisco; AMEDEO, Reinaldo. Logística reversa: Oportunidades para redução de custos na indústria. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, 2008.

NETO, B. B.; Scarmínio, I. S.; Bruns, R. E.; Planejamento e otimização de experimentos, Editora Unicamp, Brasil, 2014.

NÓBILE, Alexandre Amato. Diretrizes para a sustentabilidade ambiental em empreendimentos habitacionais. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2013.

ROSEMBLOOM. B. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2012.

Published

2020-05-15

How to Cite

Souza, W. de, Junior, C. de B., Loeblein, D. F., Natal, J. P. S., & Santos, S. A. dos. (2020). A embalagem pet e a logística reversa: uma visão sustentável / PET packaging and reverse logistics: a sustainable vision. Brazilian Journal of Development, 6(5), 28058–28065. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-305

Issue

Section

Original Papers