Formação e atuação do psicólogo nas políticas públicas e no CERSAM: conquistas e desafios / Psychologist training and performance in public policies and CERSAM: achievements and challenges

Renata Zicker Sales, Thaís Mendes Gomes

Abstract


O estudante de hoje é o profissional de amanhã. Este trabalho se propõe a analisar os pressupostos para a formação do psicólogo que o capacite para atuar na rede pública de saúde mental. Dentre as habilidades necessárias, destacam-se o pensamento crítico, o olhar histórico, a atuação transdisciplinar. Em relação aos conhecimentos, é preciso enfatizar a estratégia de funcionamento da rede de saúde mental, que segue os pilares da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial e está vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ressalta-se, ainda, a atualização constante acerca do cenário político do país, principalmente neste momento em que as políticas públicas de saúde mental e o SUS como um todo encontram-se ameaçados. As reflexões desenvolvidas neste trabalho partem da experiência profissional de estágio das autoras no Centro de Referência de Saúde Mental (CERSAM) e de pesquisas por meio de revisão bibliográfica.

 

Palavras-chaves: Políticas Públicas, CERSAM, SUS, Luta Anti Manicomial, Formação do Psicólogo.


Keywords


Políticas Públicas, CERSAM, SUS, Luta Anti Manicomial, Formação do Psicólogo.

References


CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética dos Profissionais da Psicologia. Brasilia, 2005. Disponível em:

https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf. Acesso em 29 abr. 2018.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial. Brasília: CFP, 2013.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Saúde. Atenção em saúde mental - linha guia. Belo Horizonte: [s.n.], 2006. 238p.

MOTTA, Amanda; CARVALHO, Wania. Psicologia e políticas públicas em

saúde: a psicologia no sus – reconhecer potencialidades e aprimorar competências. In: Larissa Polejack; Amanda Maria de Albuquerque Vaz; Pérolla Melo Goulart Gomes e Victor Costa Wichrowski. (Org.). Psicologia e Políticas Públicas na Saúde: experiências, reflexões, interfaces e desafios. 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2015, v. 1, p. 79-94.

POLEJACK, Larissa; TOTUGUI, Márcia; GOMES, Pérolla; CONCEIÇÃO, Maria. Atuação do psicólogo nas políticas públicas de saúde: caminhos, desafios e possibilidades. In: Larissa Polejack; Amanda Maria de Albuquerque Vaz; Pérolla Melo Goulart Gomes e Victor Costa Wichrowski. (Org.). Psicologia e Políticas Públicas na Saúde: experiências, reflexões, interfaces e desafios. 1ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2015, v. 1, p. 31-50.

SOUSA, Aione Maria da Costa. Universalidade da saúde no Brasil e as contradições da sua negação como direito de todos. Rev. katálysis, Florianópolis , v. 17, n. 2, p. 227-234, Dec. 2014 .




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-288

Refbacks

  • There are currently no refbacks.