Ondas estacionárias e ressonância: uma experiência de ensino a partir de atividade experimental demonstrativa / Stationary waves and resonance: a teaching experience from demonstrative experimental activity

Carla Valéria Ferreira Tavares, Rejane Maria da Silva Farias, Inaldo Jerfson Sobreira da Silva

Abstract


O trabalho apresenta a descrição e aplicação de um aparato experimental e sua funcionalidade.  O experimento foi construído com materiais de baixo custo e teve com objetivo simular as características inerciais e elásticas do meio na velocidade de propagação de uma onda mecânica longitudinal, relacionando-o com conceitos sobre ondas estacionárias e o comportamento da ressonância no ensino de Física. O percurso metodológico aconteceu por meio de uma sequência didática com a utilização de situações problemas. Durante a aplicação da intervenção didática o experimento foi utilizado como elo de articulação com as atividades investigativas na construção de conceitos sobre a Física. A funcionalidade do experimento demonstrativo foi de levar a liberdade intelectual ao estudante de modo que o mesmo expusesse suas ideias e questionamentos sobre o fenômeno estudado com maior clareza e eficiência.

Keywords


Ensino de Física; Atividades Investigativas; Experimento Demonstrativo.

References


ANTUNES, C. Vygotsky, quem diria?!: Em minha sala de aula. 10 ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et. Al., Ciências no Ensino fundamental, São Paulo, Editora Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).

CARVALHO, A. M. P. Ensino e aprendizagem de ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativo (SEI). In: Longhini, M. D. (org). O uno e o diverso na educação. Uberlândia, MG: EDUFU, 2010. Cap. 18, p. 253- 266.

CARVALHO, A.M.P.; etal.Ensino de Física – Coleção Ideias em Ação. 2011.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativa. IN: Carvalho, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo, Cengage Learning. 2013.

CAMPOS, B. S.; Fernandes, S. A.; Ragni, A. C. P. B.; Souza, N. F. (2012). Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/341402.pdf. Acesso em: 22 de março de 2019.

FORÇA, A. C.; LABURÚ, C.E.; MOURA, O.H. Atividades experimentais no ensino de física: teoria e práticas. 2016. Disponível em: http://loos.prof.ufsc.br/files/2016/03/ATIVIDADES-EXPERIMENTAIS-NO-ENSINO-DE-F%C3%8DSICA-TEORIA-E-PR%C3%81TICAS. pdf Acesso: outubro/2017.

GASPAR, A. Experiências de Ciências. 2ª ed. – São Paulo: Livraria da Física, 2014.

GASPAR, A. Compreendendo a Física Vol. 2. –São Paulo, Ed. Moderna, 2016.

HIGA, I.; OLIVEIRA, O. B. de. A experimentação nas pesquisas sobre o ensino de Física: fundamentos epistemológicos e pedagógicos. Educar em Revista, Curitiba, n. 44, p. 75-92, 2012.

OLIVEIRA, J. B. A.; CHADWICK, C. Aprender e ensinar. São Paulo: Global, 2008.

RICHARDSON, R. J et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PINHO ALVES, J. Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 17, n. 2, p. 174-188, 2000

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: interação entre aprendizagem e desenvolvimento. São Paulo: Martins Fontes, 1987.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-287

Refbacks

  • There are currently no refbacks.