Ética e tecnologia: Pressupostos necessários na educação pós-moderna / Ethics and technology: Assumptions needed in post-modern education

Adriana Lobo Barroso, José dos Santos Ferreira, Onete Raulino da Costa

Abstract


A reflexão ética perpassa todos os aspectos da sociedade como a política, a economia, a ecologia, os meios de comunicação, as instituições escolares e religiosas. No entanto, existe atualmente um desrespeito geral em relação a tudo, por que na base não estão sendo trabalhados e construídos os valores humanos. Fala-se muito em crise de valores no meio social, mas não se fala em fortalecer a base educacional, introduzindo a ética no currículo escolar. Objetivamos a ética em contribuição para a formação dos alunos como seres humanos e, sobretudo no processo ensino aprendizagem, pois assumirá o foco equitativo, onde todos têm os mesmos direitos e, sobretudo se reconhecerá as habilidades e capacidades de cada um dentro de suas necessidades. Por outro lado, o aluno também irá perceber que, assim como ele, o outro também pode e deve aprender a respeitar seu potencial e seu conhecimento. O trabalho investigativo desta pesquisa, através de análise documental e discursiva, visa proporcionar uma troca de conhecimento e experiências em ter os educandos, um auxiliando o outro e todos construindo um saber diferenciado, elaborado na coletividade, no diálogo igualitário, no respeito à inteligência cultural, contribuindo com a transformação social, a partir de uma dimensão instrumental, na criação de sentidos, sem excluir a solidariedade e a igualdade de diferenças. Tudo isso se faz possível, quando se trabalha a ética e a tecnologia como aliadas no cotidiano escolar, atendendo assim as exigências da educação pós-moderna.


Keywords


Ética, Tecnologia, Aprendizagem.

References


ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Poética / Aristóteles. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. 4ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os pensadores, v. 2).

ARROYO, M. Esperança de Uma Nova Escola. Mundo Jovem, fev., 2000.

BARSA PLANETA INTERNACIONAL LTDA. Dicionário Brasileiro da Língua

Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2001.

CORTELLA. M. S. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 9ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

DUSSEL, I; CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 34ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, L. B. BOLZE, S. D.; BUENO, R. K.; CREPALDI, M. A. As Origens do Pensamento Sistêmico: Das Partes para o Todo. Pensando Famílias, 18(2), dez. 2014, (3-16).

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias o novo ritmo da informação. 8ª edição. Campinas, São Paulo: Papirus, 2011.

KUNG, H. Projeto de Ética Mundial. São Paulo: Paulinas, 1993.

LA TAILLE, Y. Moral e Ética: Dimensões Intelectuais e Afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MARTINS, J. P. Gestão educacional: Uma abordagem crítica do processo administrativo em educação. 4ª edição. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 6ª ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. Brasília, DF; UNESCO. 2ª. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2011.

NEME, C. M. B.; PEREZ, M. C. A. Ética profissional: repensando conceitos e práticas. In: CAPELLINI, V. L. M. F. (org.). Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência mental. Bauru: MEC/FC/SEE, 2008.

ROBSON, A. S.; INFORSATO, E. C. Aula: o ato pedagógico em si. Universidade Estadual Paulista, Prograd. Cultura Acadêmica, Caderno de Formação: formação de professores didática geral, São Paulo, v. 9, p. 80-85, 2011.

VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento sistêmico: O novo paradigma da ciência. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2010.

VÁSQUEZ, A. S. Ética. Tradução: João Dell’Anna. 24ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-285

Refbacks

  • There are currently no refbacks.