O ensino da matemática em conjunto com educação ambiental: uma proposta de ensino integrada com resíduos sólidos / Teaching mathematics with environmental education: a proposal for integrated teaching with solid waste

Alessandra Assad Angieski, Davi Paula da Silva, Mayumi Kuriyama de Lima, Joana Rupprecht Zablonsky

Abstract


Atualmente a Matemática pode parecer um verdadeiro desafio na perspectiva de diversos estudantes. Um dos possíveis fatores desse fato ocorrer é que em inúmeras situações a Matemática é ensinada de forma mecânica e descontextualizada. O presente trabalho contempla metodologias como a Expressão Gráfica e as Oficinas Temáticas, de forma à abranger a temática da Educação Ambiental em conjunto com a Educação Matemática. Neste sentido, o presente artigo visa apresentar o desenvolvimento de duas oficinas temáticas: 1) A investigação do valor aproximado de a partir de embalagens recicláveis cilíndricas; 2) Contabilização de resíduos sólidos recicláveis, que envolve desde questões propriamente da matemática, como questões da temática ambiental. Neste sentido, as atividades foram aplicadas para um público de Ensino Médio, que propiciou através de questionários de avaliação prévia e subsequente, resultados que determinaram um parâmetro para uma aprendizagem eficiente por parte dos estudantes, tanto em conteúdos de Matemática, quanto no que tange as práticas de Educação Ambiental.

 


Keywords


Educação Matemática. Educação Ambiental. Ensino-Aprendizagem. Expressão Gráfica. Resíduos Sólidos

References


BRASIL. Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. – 3ª ed., Brasília, 2017.

CANDAU, Vera Maria. Educação em Direitos Humanos: uma proposta de trabalho. In: CANDAU, Vera Maria, ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos. João Pessoa: Programa Nacional de Direitos Humanos; Secretaria da Segurança Pública do estado da Paraíba; Conselho Estadual da Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1999

D’AMBROSIO, Ubiratan. Desafios da Educação matemática no novo milênio. Educação Matemática em Revista-SP, n. 11, p. 14-17, dez. 2001.

GOÉS, H.C. Expressão gráfica: esboço de conceituação. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em: http://www.exatas.ufpr.br/portal/ppgecm/wpcontent/uploads/sites/27/2016/03/011_HelizaCola%C3%A7oG%C3%B3es.pdf. Acesso em: 18 jul. 2019.

HUNGERFORD, H. e PEYTON, R. Como construir un programa de Educación Ambiental. Programa Internacional de Educación Ambiental. UNESCO-PNUMA. Bilbao: Editorial los Libros de la Catarana, 1993.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb. Acesso em: 10 jun. 2018.

NASSER, P.Z.T. Análise do impacto da utilização de oficinas pedagógicas interdisciplinares. 119f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2012.

SANTALÓ, L. A. La enseñanza de la matemática en la educación intermedia. In: HOZ, V. G. Tratado de educación personalizada. La enseñanza de las matemáticas en la educación intermedia. Madrid: Ediciones Rialp, 1994.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-267

Refbacks

  • There are currently no refbacks.