Aplicação de modelo das p-medianas para a localização de unidades estratégicas de saúde da família ribeirinhas: um estudo de caso em uma localidade amazônica / Application of a p-median model for the location of strategic riparian families health units: a case study in an amazon place

Wellington Alves dos Santos, Emerson Rodrigues Nunes, Bruno Rafael Dias de Lucena, Nélio Domingues Pizzolato

Abstract


A instalação de unidades de saúde nas localidades é um assunto de fundamental importância na área da gestão pública para a sociedade. Os problemas de localização no âmbito da saúde necessitam de estudos e planejamentos que auxiliem na melhor tomada de decisão por parte dos gestores. Esse artigo tem por objetivo a apresentação de uma proposta metodológica para a localização de unidades estratégicas de saúde em regiões ribeirinhas. O estudo divide-se em duas partes: na primeira, o objetivo é a contextualização da região, identificando características locais por meio de pesquisa teórica, bem como a apresentação da atuação da unidade de saúde na ilha obtidas através de reuniões e entrevistas com a equipe de saúde e visita de campo às microáreas. Na segunda parte, considera-se o modelo das p-medianas não capacitado para a definição da melhor localização para a instalação de uma Unidade de Saúde. Os resultados obtidos para os pontos analisados utilizando o modelo das p-medianas e os recursos do Google Earth, apresentaram a solução para a realocação da UESFR de Saúde para o local que mais adequado à realidade da região considerando o custo de deslocamento das famílias.

 


Keywords


Políticas públicas. P-medianas. Localização.

References


ARENALES, M. et al. Otimização discreta. In: ARENALES, Marcos et al. Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Cap. 3. p. 163-287.

BRASIL. Constituição, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; 1988.

___. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União. Brasília, DF, 03 set 2018; Seção 1, p. 68.

___. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF, 2012.

CARDOSO, L.C.R. Tecendo redes sobre a saúde dos povos tradicionais da Amazônia: um enfoque antropológico sobre a relação entre as práticas corporais e saúde dos ribeirinhos, 90 f. 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2014.

DIAS, A. F. O problema da p-mediana aplicado ao problema da gestão óptima da diversidade. 2005. Dissertação. (Mestrado em Matemática e Aplicações) – Departamento de Matemática, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2005.

DREUX, V. P. Uma avaliação da legislação urbanística na provisão de equipamentos urbanos, serviços e áreas de lazer em conjuntos habitacionais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. 181f.

FUNDAÇÃO AMAZÔNIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS DO PARÁ (FAPESPA). Relatório sobre a Vulnerabilidade Social no Estado do Pará. Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural. Belém, 2015.

GARCIA, A. E. N. Aplicação da p-Mediana na localização da Coordenadoria de Educação da Regional do Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Universidade Federal |Fluminense, Volta Redonda, 2015.

HÖRNER, D. Resolução do Problema das P-medianas Não Capacitado. 2009. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

INSTITUTO PEABIRU (Belém). Marco Contextual: Belém Ribeirinha como um espaço de transformação. 2014. Elaborada por João Meirelles Filho. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2018.

LOPES, Y. Análise físico-química e biológica das águas da baía do Guajará, rio Guamá e canal Furo Grande, PA. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2014.

MAPA, S. M .S.; LIMA, R. S. Uso Combinado de sistemas de informações geográficas para transportes e programação linear inteira mista em problemas de localização de instalações. Revista Gestão e Produção, São Carlos, Vol. 19, nº 1, 2012, p. 119-136.

MAPA, S. M. S. Localização-alocação de instalações com sistemas de informações geográficas e modelagem matemática. 2007. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.

MORAES, A. F. Análise dos processos de definição utilizados pelas prefeituras, para o local de implantação de equipamentos urbanos comunitários (EUCs), em municípios do estado de Santa Catarina. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. 169 f.

MOURA, E. A. Água de beber, água de cozinhar, água de tomar banho: diversidades socioambientais no consumo de água pelos moradores da várzea de Marinauá. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 13, 2007, Recife. Anais do Congresso Brasileiro de Sociologia. Recife: UFPE, 2007.

PIZZOLATO, N. D, BARCELOS, F. B, LORENA, L. A. N. Localização de escolas do ensino fundamental com modelos capacitado e não-capacitado: caso de Vitória/ES. Pesquisa Operacional. 2004; 24(1): 133-149.

PIZZOLATO, N. D, RAUPP, F. M. P, ALZAMORA, G. S. Revisão de Desafios Aplicados em Localização com Base em Modelos da p-Mediana e Suas Variantes. Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento. 2012; 4(1): 13-42.

PEREIRA, M. A. Um método Branch-and-Price para problemas de localização de p-medianas. 2005. Tese. (Doutorado em Computação Aplicada) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2005.

TORRES, D. G. A. Ictiofauna e a atividade pesqueira na ilha das onças. 2010. Dissertação. (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) – Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-263

Refbacks

  • There are currently no refbacks.