Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente

Authors

  • Hebert Rogério do Nascimento Coutinho Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Antonia Dalva França Carvalho
  • Zilda Tizziana Santos Araújo
  • Ítalo Rômulo Costa da Silva
  • Ana Paula dos Santos de Morais
  • Álefe Gabriel Duarte Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-261

Keywords:

Formação docente, Saberes docentes, Cultura acadêmica.

Abstract

Este trabalho aborda sobre os desafios relativos à construção de saberes e significados enfrentados pelos docentes no ensino superior no desenvolvimento de sua ação profissional. O objetivo foi analisar quais os fatores podem influenciar na produção dos saberes produzidos e mobilizados pelos professores no ensino superior e quais os significados construídos na sua ação docente. A pesquisa tem natureza qualitativa, caracterizando-se pela sua finalidade básica como descritiva, cujo método é bibliográfico. Para discutir os dados levantados foram analisadas as produções de autores que analisam a construção da cultura acadêmica e a constituição dos saberes produzidos e mobilizados na ação docente. Sua relevância incide na reflexão acerca das ações desenvolvidas pelos docentes em ambiente acadêmico e suas implicações na produção dos saberes e em sua mobilização, de modo a proporcionar uma reflexão sobre a maneira como eles constroem os significados de sua ação e constroem sua identidade. A ideia final é colaborar com o debate no tocante a maneira como os docentes do ensino superior aprende a cultura acadêmica e como ela se constitui.

 

Palavras-chave: Formação docente, Saberes docentes, Cultura acadêmica.

References

BEHRENS, M. A. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2010.

BRUNER. J. Cultura da Educação. Lisboa: Edições 70, 1996.

CARVALHO, A. D. F. A racionalidade pedagógica da ação dos formadores de professores: um estudo sobre a epistemologia da prática docente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí. 2007. 239. Tese (Doutorado em Educação). UFC, Fortaleza. 2007.

CARVALHO, M. V. C. de. Histórias de ser e fazer-se educador: desvelando a identidade do professor universitário e suas possibilidades emancipatórias. 2004. 230. Tese (Doutorado em Educação). PUC, São Paulo, 2004a.

______. A construção histórica, social e cultural do psiquismo humano. In: LUSTOSA, A. V. M. F.? CARVALHO, M. V. C. de (Org) Psicologia da educação: saberes e vivências. Teresina: EDUFPI, p. 1543, 2004b.

CUNHA, I. (Org.). Trajetórias de lugares de Formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Afonso, 2005.

GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas-SP: Papirus, 2004.

GOMEZ, M. V. Pedagogia da Virtualidade: redes, cultura digital e educação. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LAWN, M. Os professores e a fabricação de identidades. Currículo sem fronteiras, v.1, n. 2, p. 117-130, jul./dez. 2001.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e as histórias da sua vida. In: ______. (Org) Vidas de professores. Portugal: Ed. Porto 1995.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. IN: SACRITÁN, J. G., GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto Alegre-RS: ArtMed, 1998.

SACRITÁN, J. G., GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto Alegre-RS: ArtMed, 1998.

SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: o novo design para o ensino e a aprendizagem. Robert Cataldo Costa (trad). Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SOUZA, E. C. de. Acompanhar e formar – mediar e iniciar: pesquisa (auto) biográfica e formação de formadores. In: PASSEGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da Silva (Org.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 157-179.

SOUZA, J. F. SOUZA, I. M. F. (org). Práticas pedagógicas e formação de professores. 2. ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

THERRIEN, J. & LOIOLA, F. A. Considerações em torno da relação entre autonomia, saber de experiência e competência docente no contexto da ética profissional. CD-ROM. Anais do XVI EPENN, Aracajú, SE. 2003.

Published

2020-05-14

How to Cite

Coutinho, H. R. do N., Carvalho, A. D. F., Araújo, Z. T. S., da Silva, Ítalo R. C., de Morais, A. P. dos S., & Silva, Álefe G. D. (2020). Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente. Brazilian Journal of Development, 6(5), 27422–27434. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-261

Issue

Section

Original Papers