Formação de professores: saberes e significados da ação docente / Formação de professores: saberes e significados da ação docente

Hebert Rogério do Nascimento Coutinho, Antonia Dalva França Carvalho, Zilda Tizziana Santos Araújo, Ítalo Rômulo Costa da Silva, Ana Paula dos Santos de Morais, Álefe Gabriel Duarte Silva

Abstract


Este trabalho aborda sobre os desafios relativos à construção de saberes e significados enfrentados pelos docentes no ensino superior no desenvolvimento de sua ação profissional. O objetivo foi analisar quais os fatores podem influenciar na produção dos saberes produzidos e mobilizados pelos professores no ensino superior e quais os significados construídos na sua ação docente. A pesquisa tem natureza qualitativa, caracterizando-se pela sua finalidade básica como descritiva, cujo método é bibliográfico. Para discutir os dados levantados foram analisadas as produções de autores que analisam a construção da cultura acadêmica e a constituição dos saberes produzidos e mobilizados na ação docente. Sua relevância incide na reflexão acerca das ações desenvolvidas pelos docentes em ambiente acadêmico e suas implicações na produção dos saberes e em sua mobilização, de modo a proporcionar uma reflexão sobre a maneira como eles constroem os significados de sua ação e constroem sua identidade. A ideia final é colaborar com o debate no tocante a maneira como os docentes do ensino superior aprende a cultura acadêmica e como ela se constitui.

 

Palavras-chave: Formação docente, Saberes docentes, Cultura acadêmica.


Keywords


Formação docente, Saberes docentes, Cultura acadêmica.

References


BEHRENS, M. A. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2010.

BRUNER. J. Cultura da Educação. Lisboa: Edições 70, 1996.

CARVALHO, A. D. F. A racionalidade pedagógica da ação dos formadores de professores: um estudo sobre a epistemologia da prática docente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí. 2007. 239. Tese (Doutorado em Educação). UFC, Fortaleza. 2007.

CARVALHO, M. V. C. de. Histórias de ser e fazer-se educador: desvelando a identidade do professor universitário e suas possibilidades emancipatórias. 2004. 230. Tese (Doutorado em Educação). PUC, São Paulo, 2004a.

______. A construção histórica, social e cultural do psiquismo humano. In: LUSTOSA, A. V. M. F.; CARVALHO, M. V. C. de (Org) Psicologia da educação: saberes e vivências. Teresina: EDUFPI, p. 1543, 2004b.

CUNHA, I. (Org.). Trajetórias de lugares de Formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Afonso, 2005.

GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas-SP: Papirus, 2004.

GOMEZ, M. V. Pedagogia da Virtualidade: redes, cultura digital e educação. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LAWN, M. Os professores e a fabricação de identidades. Currículo sem fronteiras, v.1, n. 2, p. 117-130, jul./dez. 2001.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e as histórias da sua vida. In: ______. (Org) Vidas de professores. Portugal: Ed. Porto 1995.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. IN: SACRITÁN, J. G., GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto Alegre-RS: ArtMed, 1998.

SACRITÁN, J. G., GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto Alegre-RS: ArtMed, 1998.

SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: o novo design para o ensino e a aprendizagem. Robert Cataldo Costa (trad). Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SOUZA, E. C. de. Acompanhar e formar – mediar e iniciar: pesquisa (auto) biográfica e formação de formadores. In: PASSEGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da Silva (Org.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 157-179.

SOUZA, J. F. SOUZA, I. M. F. (org). Práticas pedagógicas e formação de professores. 2. ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

THERRIEN, J. & LOIOLA, F. A. Considerações em torno da relação entre autonomia, saber de experiência e competência docente no contexto da ética profissional. CD-ROM. Anais do XVI EPENN, Aracajú, SE. 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-261

Refbacks

  • There are currently no refbacks.