Planejamento em saúde: territorialização e informação da comunidade / Health planning: territorialization and community information

Lara Cruvinel Fonseca, Bianca Caribé Araújo, Elvis Vieira da Silva, Júlia Caixeta Loureiro, Walmir Furtado de Sousa Júnior, Marcos Leandro Pereira, Marilene Rivany Nunes, Maura Regina Guimarães Rabelo

Abstract


O processo de reconhecimento e análise da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) é um importante indicador para o planejamento de ações no território adscrito. Dessa forma, este estudo objetivou promover as atividades de territorialização por meio do mapa inteligente e da informação da comunidade da ESF 07, a respeito dos serviços oferecidos e do fluxo de acolhimento. Foi um estudo descritivo e exploratório. Por meio de visitas domiciliares acompanhadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e da exploração ativa da área de abrangência, tornou-se possível construir parâmetros da realidade de saúde da ESF 07 da UBS Padre Eustáquio do município de Patos de Minas – MG. Construiu-se o mapa inteligente e o fluxo de acolhimento junto à equipe de saúde. Conclui-se que a identificação das fragilidades da comunidade permite o melhor desenvolvimento das ações de saúde, assim como a informação da comunidade facilita o processo de trabalho na UBS.


Keywords


Estratégia de saúde da família. Centros de saúde. Mapeamento geográfico.

References


BORGES, C.; TAVEIRA, V. Territorialização. In: GUSSO, G. et al. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012, v. 1.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM de nº 2.488 de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

FARIA, R. M. A territorialização da atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde e a construção de uma perspectiva de adequação dos serviços aos perfis do território. Uberlândia: Escola de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, 2013. 17p.

LACERDA, J. T.; BOTELHO, L. J.; COLUSSI, C. F. Planejamento na Atenção Básica. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.




DOI: https://doi.org/10.38152/bjtv3n2-002

Refbacks

  • There are currently no refbacks.