Avaliação nutricional de crianças de 7 a 10 anos assistidas pelo programa mesa brasil / Nutritional evaluation of children from 7 to 10 years assisted by the mesa brasil program

Authors

  • Murilo Zede de Barros Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Sonia Cristina Amadeu Franco
  • Jeniffer Michelline de Oliveira Custódio
  • Janaina Michelle Oliveira Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-181

Keywords:

alimentação saudável, escolares, crianças.

Abstract

Introdução: O estado nutricional das crianças de um país é fundamental para medir a evolução das condições de saúde e de vida da população. No Brasil, a condição nutricional das crianças brasileiras apresentou modificações substanciais nos últimos 15 anos, com redução da taxa de fome e desnutrição pelas intensas ações de programas de combate a fome como as promovidas pelo o Mesa Brasil/SESC que visa à segurança alimentar e nutricional. No entanto, neste cenário nutricional, a obesidade infantil surge como um novo desafio. Objetivo: Traçar o perfil nutricional das crianças assistidas pelo Programa Mesa Brasil/SESC, por meio da avaliação antropométrica e de consumo alimentar. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, analítico, descritivo envolvendo crianças com idade entre 07 a 10 anos que participam das ações promovidas pela Associação de Amigos do Bairro Dom Antônio Barbosa em parceria com o programa Mesa Brasil/SESC de Campo Grande- MS. Os dados de consumo alimentar foram alcançados por meio da realização de um questionário semiestruturado. A avaliação antropométrica foi obtida mediante a aferição do peso e estatura com auxilio de balança e estadiômetro. Resultados e Discussão: Das crianças avaliadas, 68% correspondiam ao sexo masculino e 32% ao sexo feminino. Ao analisar o consumo de alimentos de acordo com os gostos e preferências alimentares, 31,58% dos escolares tinham preferência por alimentos extras energéticos e 80,6% não gostam dos alimentos pertencentes do grupo dos reguladores. Ao avaliar o Índice de Massa Corporal, 79% dos escolares apresentaram peso adequado, 13,2% sobrepeso e 5,3% obesidade. Conclusão: A caracterização da situação nutricional das crianças avaliadas neste trabalho não aponta para risco de desnutrição protéico-energética. Em contrapartida, o aumento do consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, principalmente os industrializados pode aumentar prevalência de sobrepeso e obesidade infantil nesta população.

 

Palavra- chaves: alimentação saudável, escolares, crianças.

References

VITOLO, Marcia Regina. Nutrição: Da gestação ao Envelhecimento. 2a Edição. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.

CAMPOS, Lício de Albuquerque; LEITE, Álvaro Jorge Madeiro; ALMEIDA, Paulo Cesar de. Prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes escolares do município de Fortaleza, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 7, n. 2, p. 183-190, 2007.

BINOTTO, Francine Coradini. Segurança alimentar nos ciclos da vida: um estudo com a população atendida pelo programa mesa Brasil em organizações sociais, no município de. 2010.40p. Monografia (Especialização em saúde publica)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS,Santa Maria, 2010.

Published

2020-04-23

How to Cite

DE BARROS, M. Z.; FRANCO, S. C. A.; CUSTÓDIO, J. M. de O.; NASCIMENTO, J. M. O. Avaliação nutricional de crianças de 7 a 10 anos assistidas pelo programa mesa brasil / Nutritional evaluation of children from 7 to 10 years assisted by the mesa brasil program. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 3504–3507, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n2-181. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9096. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers