O acompanhamento psicológico na linha de cuidado do sobrepeso e obesidade / Psychological follow-up in the line of care for overweight and obesity

Authors

  • Maria Geórgia Duarte de Macêdo
  • Jelcivane Pinheiro da Costa
  • Andréa Costa de Andrade
  • Eliane Azulay Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-042

Keywords:

Obesidade, imagem corporal, psicologia.

Abstract

Muito se investe num modelo de beleza de um corpo magro e exercitado caracterizando um padrão estético de beleza. Nesse contexto, mulheres precisam adaptar-se a valores e padrões que estigmatizam o excesso de peso, insurgindo o sofrimento psicológico, a visão distorcida do si, sentimento de culpa, tristeza e negativismo. Assim, o objetivo é compreender os aspectos emocionais que levam mulheres obesas a perda da autoestima, indispensável à capacidade volitiva e a satisfação para consigo. A metodologia utilizou 15 registros de atendimentos psicológicos de pacientes com idades entre 22 a 42 anos, com uso de técnicas e estratégias específicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), em terapia de grupo, focando nas correções cognitivas que levam a insatisfação com o corpo e nas mudanças de pensamentos automáticos que corroboram para inércia em relação àquilo que causa sofrimento: a obesidade. Dentre os resultados obtidos, verificou-se a importância da ressignificação de percepções da vida e atitudes que contribuam para preservação do sentimento positivo sobre si, refletindo no bem-estar pessoal e social. Observou-se que a comida funciona como uma estratégia de controle emocional que pode beneficiar ou não, pois o comportamento alimentar na obesidade é funcional no sentido de livrar-se do contato com estímulos aversivos e, o emagrecimento pode se associar a busca da satisfação pessoal que depende dos padrões sociais. Afinal, a imagem corporal é um veículo de expressão da personalidade e minimizar o sofrimento psicológico, ajudar aos enfrentamentos causados pela obesidade aponta para a necessidade de compreensão e acolhimento daquelas que sofrem com a ditadura da beleza.

References

MACEDO, T. T. S. Percepção de pessoas obesas sobre seu corpo. Salvador, Brasil, 2015.

PINTO, F. RODRIGUES, N. Autoimagem e Obesidade: a realidade e suas crenças. São Paulo SP, 2015.

ZOTTIS, Carolina e LABRONICI, Liliana Maria. O corpo obeso e a percepção de si. Curitiba PR, 2003. Disponível em https://revista.ufpr.br.

Published

2020-03-15

How to Cite

MACÊDO, M. G. D. de; COSTA, J. P. da; ANDRADE, A. C. de; FERREIRA, E. A. O acompanhamento psicológico na linha de cuidado do sobrepeso e obesidade / Psychological follow-up in the line of care for overweight and obesity. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1818–1824, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n2-042. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7673. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers