A clínica médica sob a percepção do estudante de medicina / The medical clinic under the perception of the medical student

Authors

  • Murilo Lima Diniz Barbosa Romero
  • Marcus Henrique Bandeira Dourado
  • João Meneses Júnior
  • Daniel Abner Paiva Caetano
  • Renata Brito Marinho
  • Aldicleya Lima Luz

Keywords:

Clínica Médica, Especialidade, Estudantes de Medicina.

Abstract

A Clínica Médica é a especialidade responsável pelo cuidado e tratamento a pacientes adultos não-cirúrgicos. Devido ao fato de ser uma das grandes áreas da medicina, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a percepção dos estudantes de medicina sobre a Clínica Médica, por meio da aplicação de um formulário para alunos de uma liga de Clínica Médica com as seguintes perguntas: 1) O que te levou a optar por uma Liga de Clínica Médica? 2) Como você enxerga a Clínica Médica enquanto especialidade? 3) Para qual área você pretende prestar prova de residência pra R1? 4) Qual área da Clínica Médica você tem maior afinidade? 5) Qual área da Clínica Médica você tem maior dificuldade?. O trabalho concluiu que 56,3% optaram pela Liga de Clínica Médica devido afinidade pela área, 87,5% enxergam a Clínica Médica como essencial para a formação médica, 43,8% pretendem prestar prova para residência de Clínica Médica, e a cardiologia foi a área com a qual os ligantes tiveram maior afinidade (33,3%).

References

Conselho Federal de Medicina. Resolução CFM Nº 2.149/2016. (Publicada no D.O.U. de 03 de agosto de 2016, Seção I, p. 99). Homologa a Portaria CME nº 02/2016, que aprova a relação de especialidades e áreas de atuação médicas aprovadas pela Comissão Mista de Especialidades.

Clínica Médica: a especialidade com o maior campo de trabalho. Disponível em: <https://pebmed.com.br/clinica-medica-especialidade-com-o-maior-campo-de-trabalho/> Acessado em 09/11/2018.

Published

2018-11-10

How to Cite

ROMERO, M. L. D. B.; DOURADO, M. H. B.; MENESES JÚNIOR, J.; CAETANO, D. A. P.; MARINHO, R. B.; LUZ, A. L. A clínica médica sob a percepção do estudante de medicina / The medical clinic under the perception of the medical student. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 328–331, 2018. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/719. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers