Análise das condições de segurança e método de trabalho em uma empresa do setor gráfico: um estudo de caso / Analysis of safety conditions and working method in a company in the graphic sector: a case study

Gabriel Henrique Pereira Nascimento, Bárbara Jamylle Martins Pires de Oliveira, Tharine Silva Santos, Juliana Machion Gonçalves, Maria de Lourdes Barreto Gomes

Resumo


O setor de gráficas apresenta uma grande relevância social, visto a grande quantidade de empresas, de recursos e aplicações. A necessidade de prezar pela qualidade e satisfação dos clientes, levam as empresas a adotarem medidas para aprimorar seu sistema produtivo. Nesse contexto, as condições de trabalho são fundamentais para que se alcance um crescimento qualitativo e quantitativo do sistema. Este artigo aborda essa questão a partir do desenvolvimento de um estudo de caso em uma gráfica, buscando realizar um diagnóstico das condições de saúde, segurança e método de trabalho. Para tanto, utilizou-se a Metodologia de Análise e Solução de Problemas aliado aos fundamentos da engenharia de métodos. A partir disso, foi possível realizar a identificação do problema, desenvolver análises para identificar as principais causas e propor melhorias para a solução do problema. Os resultados evidenciaram a necessidade de melhorias relacionados aos riscos de acidentes, ambientais e ergonômicos. Além disso, também foram identificados problemas relacionados ao arranjo físico e sobrecarga de equipamentos.

Palavras-chave


MASP, Engenharia de Métodos, Segurança do trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


ABIGRAF, 2015. Relatório de atividades, 2015. Disponível em:. Acesso em: dezembro, 2018.

ALVAREZ, R. R. Desenvolvimento de uma análise comparativa de métodos de identificação, análise e solução de problemas. Porto Alegre, 1996.

BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. Editora Edgard Blu cher, 1977.

CAMPOS, V. F. TQC: controle da qualidade total no estilo japonês. 8. ed. Belo Horizonte: Bloch, 2004.

CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade ISO 9001:2008: Princípios e requisitos. São Paulo: Atlas, 2011.

CORLETT, E. N.; BISHOP, R. P. A technique for assessing postural discomfort. Ergonomics, v. 19, n. 2, p. 175-182, 1976.

GÓES, Henrique; KOVALESKI, João. Método de análise e solução de problemas: MASP, uma evolução sistemática do PDCA. In: V Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Ponta Grossa: APREPRO, 2015.

KANAWATY, G. et al. Introducción al estudio del trabajo. OIT, 2011.

MARTINS, R. Abordagens quantitativa e qualitativa. In: MIGUEL, P. A. C. (org.) Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. Rio de Janeiro: Elsevier, p.46-61, 2010.

MÁSCULO, F.; MATTOS, U. Higiene e segurança do trabalho para engenharia de produção. 2011.

ORIBE, C. Y. Quem resolve problemas aprende? A contribuição do método de análise e solução de problemas para a aprendizagem organizacional. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Administração. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, 168f, 2008.

PIRES, J. G. C. Aprendizagem Organizacional através da Metodologia de Solução de Problemas - MASP. Revista de Administração da Fatea, v. 9, n. 9, p. 84-100, 2014.

PRADANOV, C.; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale. 2013.

RIGHI, A. W.; RODRIGUES, L. R.; SCHMIDT, A. S. Estudo ergonômico no setor de offset de uma gráfica: a relação entre o risco biomecânico e a dor. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, 2009.

SEBRAE, 2007. Estudo setorial da indústria gráfica no Brasil. Disponível em: http://www.setorgrafico.org.br/enquadramento_sindical/Estudo%20Setorial%20da%20Indústria%20Gráfica%20no%20Brasil-Sebrae.pdf. Acesso em: dezembro, 2018.

VIDAL, M.C. 2003. Guia para Análise Ergonômica do Trabalho na empresa: uma metodologia realista, ordenada e sistemática. Rio de Janeiro: Virtual Científica.

YIN, R. K. Case study research: design and methods. 2. ed. Sage: Thousand Oaks, 1994.

WERKEMA, M.C.C. As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos. Belo Horizonte, MG: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1995. v. 1




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n2-012

Apontamentos

  • Não há apontamentos.