O custo da prevenção da qualidade: uma estratégia para a melhoria da eficiência no processo de produção / The cost of quality prevention: a strategy for improving efficiency in the production process

Marco André Matos Cutrim, Leonardo dos Santos Almeida, Antonilton Serra Sousa Junior, Acurcio da Câmara Guimarães Acurcio Neto, Ricardo Pereira Teixeira

Resumo


Os custos que podem evitar futuras falhas são chamados de custos de prevenção. Alguns exemplos desses custos são: Planejamento da qualidade; Qualificação de processos; Auditorias de qualidade, dentre outros. O presente trabalho se delimitou em evidenciar os principais pontos da boa gestão da qualidade, versando sobre custos e ações preventivas. A pesquisa se deu por meio de consulta bibliografia e estudo de caso, onde se fez uso da aplicação de questionário junto aos gerentes das áreas que possuem interface com os custos da qualidade. O questionário continha 09 questões, cuja pontuação compreendia valores de pontuação de 0 a 10, considerando que: de 1 a 4 (Ruim), 5 e 6 (Regular), 7 e 8 (Bom) e 9 e 10 (Ótimo). Pode-se notar que a importância do custo de prevenção da qualidade é essencial para a melhoria da produção, a fim de evitar evitando falhas futuras, Ou seja, quantificar essas perdas dá a empresa permissão para que atue de forma estratégica na redução dos custos, resultando em maior eficiência, lucratividade, satisfação do cliente e boa posição no mercado.


Palavras-chave


Gestão de qualidade, Custos, Processo de produção, Prevenção, Engenharia.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9000/2000: sistemas de gestão da qualidade. Rio de Janeiro, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001/2008: sistemas de gestão da qualidade. Rio de Janeiro, 2008.

OLIVEIRA. Otávio J. Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Cengage Learning Edições Ltda, 2004.

PALADINO, CARVALHO. Edson P; Marly. Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. Revista e Ampliada – Rio de Janeiro: Elsevier: ABREPO, 2012.

ROBLES JUNIOR, Antonio. Custos da qualidade: aspectos econômico da gestão da qualidade e da gestão ambiental. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2009.

TOLEDO. José Carlos. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n2-007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.