Planejamento orçamentário como diferencial no processo decisório de uma empresa: Um estudo de caso na empresa cariri comercial de motos Ltda em Icó – CE / Budgetary planning as a differential in a company's decision-making process: U case study in the company cariri comercial de motos Ltda in Icó – CE

Elaine Soares Caitano, José de Figueiredo Belém

Resumo


O presente estudo buscou analisar o planejamento orçamentário como diferencial do setor privado, destacando sua importância para o fluxo financeiro e sucesso da empresa. Neste sentido o objetivo desta pesquisa caracterizou-se como um estudo de natureza aplicada, com base nos objetivos é exploratória e descritiva, do ponto de vista dos procedimentos técnicos é bibliográfica, documental e estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado aos 6 (seis) gestores de uma concessionária de motocicletas no Estado do Ceará. A partir das análises, verificou-se que a empresa estudada já utiliza o planejamento orçamentário há 3 anos e considera-o bastante importante para o controle de gastos, previsão de receitas, verificação de metas financeiras e apoio nas decisões. Dessa forma, constatou-se a viabilidade da utilização do orçamento empresarial nas empresas privadas, proporcionando para as organizações uma gestão diferenciada, desde que os gestores participem, trabalhando de maneira integrada na tomada de decisão. Portanto, o orçamento empresarial é considerado uma ferramenta de gestão empresarial extremamente importante para auxiliar o administrador em sua tomada de decisão. Esse instrumento não é empregado apenas para controlar gastos, mas também para guiar os gestores quanto às metas e objetivos que almejam alcançar ao longo do período desejado. Assim, visa proporcionar o desenvolvimento de melhores práticas para a elaboração de suas atividades, bem como para a otimização de recursos financeiros e um diferencial competitivo no mercado. Tornando-se uma peça chave para o sucesso da empresa.


Palavras-chave


Orçamento empresarial, Planejamento Orçamentário, Diferencial competitivo, tomada de decisão

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

ATKINSON, Anthony A.; BANKER, Rajiv D.; KAPLAN, Robert S.; YOUNG, S. Mark. Contabilidade Gerencial, traduzido por André Olímpio Masselman Du Chenoy Castro. –SãoPaulo: Atlas, 2000.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHAGAS, Milton J. R.; ARAUJO, Aneide O. Orçamento Empresarial como

Ferramenta de Auxílio à Gestão: Um Estudo Empírico nas Indústrias de Calçados da

Cidade de Campina Grande - PB. REUNIR – Revista de Administração,

Contabilidade e Sustentabilidade. n. 3. v. 3. Edição Especial, p. 1-21, 2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 3. ed. – Barueri, SP: Manole, 2014.

FIGUEIREDO, Sandra; CAGGIANO, Paulo Cesar. Controladoria: teoria e prática. 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2004.

FREZATTI, Fábio. Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. 5. ed. –São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. – 3. reimpr.– São Paulo: Atlas, 2010.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 10. ed. – São Paulo: Pearson, 2003.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos demetodologia científica. 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

LIMA, Mariomar de Sales. ; JORGE, José Luiz. O Planejamento Orçamentário como fator de diferencial competitivo nasOrganizações: um estudo realizado em uma indústria do segmentoeletroeletrônico. In: XXXI EnANPAD, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

LUNKES, Rogério João. Manual de Orçamento. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2005.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Básica. 2. ed. – São Paulo: Cengage Learning, 2010.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Planejamento orçamentário. 2. ed. – São Paulo: Cengage Learning, 2010.

PADOVEZE, Clovis Luis. Controladoria Avançada. São Paulo, Thomson, 2005.

SANTOS, José Luiz [et al.]. Fundamentos de orçamento empresarial. – São Paulo: Atlas, 2008. – (Coleção resumos de contabilidade; v.24)

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. Ver. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007.

Stake, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. – Porto Alegre: Penso, 2011.

WELSCH, Glenn A. Orçamento Empresarial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1983


Apontamentos

  • Não há apontamentos.