Espaços nulos e muros simbólicos: uma reflexão sobre áreas verdes urbanas e áreas livres, em bairros periféricos e topos de morro em comunidades de favela em Niterói RJ / Null spaces and symbolic walls: a reflection on urban green areas and free areas, in peripheral neighborhoods and morro tops in slum communities in Niterói RJ

Autores

  • Wilson Madeira Filho
  • Alba Valeria Santos Simon

Palavras-chave:

Conflitos socioambientais, Planejamento urbano, Niterói RJ, Áreas verdes, SIMAPA.

Resumo

Como parte de um projeto que visa criar estratégias para o desenvolvimento das áreas protegidas da Região Norte da cidade de Niterói no âmbito da revisão do plano diretor municipal e das propostas consolidadas nos ciclos de Conferências municipais da cidade, foram realizadas visitas e avaliação da situação atual de quatro setores do Sistema Municipal de Áreas de Proteção Ambiental (SIMAPA) que é subdividido em doze áreas: Morro do Holofote, Teixeira de Freitas, Morro do Castro, Boa Esperança, Florália, Morro do Céu – Queresone I, Morro da Rádio Relógio Federal, Morros do Saraiva – São Feliciano, Morro do Querosene II, Morro da Boa Vista, Ilha do Manuel João, Setor Leste – Santa Bárbara. Foram observados alguns indicadores para avaliar a situação dos espaços naturais de uso público para proposição futura de parques naturais urbanos.

Referências

CAVALHEIRO, Felisberto; DEL PICCHIA, P. C. D. (1992) Áreas verdes: conceitos, objetivos e diretrizes para o planejamento. In: Encontro nacional sobre arborização urbana. Vitória-ES, de 13 a 18 de set/1992, Anais I e II, pp. 29-38.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI. (2016) Relatório Final: Estratégia para Desenvolvimento das Áreas Protegidas da Região Norte: APA SIMAPA. Convênio de Cooperação Técnica entre Corporação Andina de Fomento e Prefeitura Municipal de Niterói (no prelo).

PRIMO, Paulo Bidegain. (2015) Áreas de proteção ambiental como ferramentas para gestão de espaços de interesse do turismo no Estado do Rio de Janeiro: proposta de estratégia para implementação. In: Anais do II Encontro Fluminense de Uso Público em Unidades de Conservação: Turismo, recreação e educação - caminhos que se cruzam nos parques. Niterói, RJ / Brasil - 01 a 04 de julho de 2015, p. 69-78, disponível em www.rjusopublico.uff.br, acesso em 26 de julho de 2016.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

Filho, W. M., & Simon, A. V. S. (2020). Espaços nulos e muros simbólicos: uma reflexão sobre áreas verdes urbanas e áreas livres, em bairros periféricos e topos de morro em comunidades de favela em Niterói RJ / Null spaces and symbolic walls: a reflection on urban green areas and free areas, in peripheral neighborhoods and morro tops in slum communities in Niterói RJ. Brazilian Journal of Business, 2(1), 279–295. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/6886

Edição

Seção

Artigos