Avaliação multicritério de uma concessionária automotiva / Multicritério evaluation of an automotive concessionaire

Autores

  • Aldery Silveira Júnior
  • Ana Carolina Alves
  • Jorge Alfredo Cerqueira Streit
  • Lorrane Alves Ribeiro

Palavras-chave:

plano de benefícios sociais, ambiente organizacional, metodologia multicritério de apoio à decisão, concessionária automotiva.

Resumo

O advento da globalização proporcionou a criação de fatores de negociação com foco no capital humano, o qual consiste em um dos principais recursos empresariais para elevar o potencial competitivo. A criação do plano de benefícios sociais possibilitou a implementação de ações estratégicas no ambiente organizacional e maior qualidade de vida no trabalho. O trabalho desenvolvido teve por objetivo realizar uma avaliação multicritério do plano de benefícios sociais de uma empresa automotiva enquanto ferramenta de motivação, na percepção de seus colaboradores. Para tanto, desenvolveu-se um modelo de avaliação pautado na metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA), que norteou a pesquisa de campo e a tabulação e análise dos dados. Os dados foram tratados pelo software Hiview3. Após a tabulação e aferição dos resultados, testou-se a robustez do modelo por meio de análise de sensibilidade. A pesquisa constatou que os colaboradores da empresa analisada, de modo geral, estão satisfeitos com os benefícios que lhes são oferecidos, contudo, existem melhorias que devem ser desenvolvidas e aplicadas.

 

Referências

CASOTTI, B. P.& GOLDENSTEIN, Marcelo. Panorama do setor automotivo: as mudanças estruturais da indústria e as perspectivas para o Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.28, p.148-151, set. 2008.

COBRA, Marcos. Marketing de Serviço Financeiro. São Paulo: Cobra, 2000.

ENSSLIN, L.; MONTIBELLER NETO, G.; & NORONHA, S. M. Apoio a? Decisão: Metodologias para Estruturação de Problemas e Avaliação Multicritério de Alternativas.Florianópolis:Insular, 2001.

GOMES, L. F. A. M. Teoria da decisão. (Coleção debates em Administração). São Paulo: Thomson Learning, 2007.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. 5ªed. São Paulo: Atlas, 2000.

KOTLER, P. & KELLER, K. L. Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006.

LOVELOCK, C. & WRIGHT, L. Serviços: Marketing e Gestão. São Paulo, Saraiva, 2001.

MOURA, A. C. Reflexões metodológicas como subsídio para estudos ambientais baseados em Análise de Multicritérios. Anais – XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Florianópolis, 2007.

PALADINI, E. P. Qualidade Total na Prática: implantação e avaliação de sistemas de qualidade total. São Paulo: Atlas, 1994.

SANT’ANNA, Armando, Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2002.

TÓFOLI E. T. & TÓFOLI I. A Busca da Qualidade no Atendimento em empresas do Setor Supermercadista da Região Noroeste do Estado de São Paulo.Facef Pesquisa, v.9 n.1 São Paulo jan-abr 2006.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2019-07-10

Como Citar

Júnior, A. S., Alves, A. C., Streit, J. A. C., & Ribeiro, L. A. (2019). Avaliação multicritério de uma concessionária automotiva / Multicritério evaluation of an automotive concessionaire. Brazilian Journal of Business, 1(2), 294–308. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/2362

Edição

Seção

Artigos