Uma aplicação da ferramenta pdca para redução no custo de produção e desperdícios no setor de moagem e misturas de uma industria de transformação plástica / An application of the pdca tool to reduce the cost of production and waste in the milling and mixtures sector of a plastic transformation industry

Leonardo Sturion, Luiz Henrique Chueire Sturion, Victória Romualdo Macieirinha, Marcia Cristina dos Reis

Resumo


A presente pesquisa investigou a importância do gerenciamento de organizações associando esse processo às diversas grandes áreas correlatas ao âmbito industrial, sejam essas voltadas à prestação de serviços ou à produção de bens materiais, como, por exemplo, os processos de moagem de resíduos de peças plásticas como a finalidade de demonstrar os resultados de aproveitamentos destes residuos na composição de novos produtos da linha de produção da insustria. a implantação nesta indústria de embalagens flexíveis do municipio de Cambé os resultados obtidos mostraram que além do aproveitamento dos residuos e de peças descartadas o processo trouxe um maior ganho de integração e confiabilidade nas etapas de pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento do produto, resultando em maior facilidade na gestão do projeto, a interação entre os envolvidos proporcionou na cadeia de produção a  redução do tempo de resposta , e da maior lucratividade da empresa evitando o descarte e o armazemento destes residuos. O processo se tornou mais eficiênnte e proporcionou uma maior lucratividade para a empresa.


Palavras-chave


Metodologia, processo, Resíduos, lucro, Qualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, M. M. et. al. Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CERVO, A.; BERVIAN, P. Metodologia científica. São Paulo: McGraw-Hill, 2000.

CÉSAR, Francisco I. G. Ferramentas básicas da qualidade: instrumentos para gerenciamento de processo e melhoria contínua. São Paulo: Biblioteca24horas, Seven System Internacional LTDA, 2011.

HANSEN, Don R.; MOWEN Maryanne M. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

LUAN, C. S. et al. Gestão da qualidade do produto no processo de produção industrial: um estudo de caso. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 4, n. 1, abr. 2012.

LUCINDA, Marco A. Qualidade: fundamentos e práticas para cursos de graduação. Rio de janeiro: Brasport, 2010.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARSHALL JUNIOR, Inard et al. Gestão da qualidade. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV Management, 2006.

PALADINI, Edson P. Qualidade total na prática: implantação e avaliação de sistemas de qualidade total. São Paulo: Atlas, 1997.

PIECHINIKI, Ademir, S. et al. Utilização da metodologia de análise e solução de problemas na redução das perdas de águas: um estudo de caso Sanepar. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 3, n. 2, p.90-99, ago. 2011.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n2-018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.