Análise de materiais para desempenho acústico em sistemas de pisos quanto ao isolamento de ruído de impacto / Analysis of materials for acoustic performance in floor systems as to impact noise isolation

Daniele dos Santos Martins, Lidiane Kist, Cláudio Trindade Scherer, Marcus Daniel Friederich dos Santos

Resumo


O desafio do conforto acústico dos edifícios para os projetistas é implementar uma solução na qual os materiais utilizados no sistema de piso possam reduzir simultaneamente o som e sejam economicamente viáveis, de acordo com o nível mínimo, intermediário ou superior, conforme indicado na NBR 15575 -3: 2013. Este trabalho teve como objetivo analisar as propriedades mecânicas de diferentes materiais, o nível de pressão sonora de impacto padronizado ponderado (L'nt, w), bem como o custo financeiro para a implantação de um sistema de piso que absorva o som. Portanto, o teste de ruído de impacto foi realizado in loco, de acordo com as normas ISO 16383-2: 2015 e ISO 717-2: 2013.Os sistemas de piso testados consistem nos seguintes materiais de isolamento acústico: isolamento acústico aderido a lajes sem subpavimento, manta acústica sob a argamassa autonivelante, argamassa autonivelante para subpavimento e manta ondulada com subpavimento formado por cimento, areia e água. Verificou-se que o sistema composto de isolamento acústico para subpavimento com argamassa autonivelante apresentou pior desempenho e menor custo, enquanto o sistema de piso formado por laje com subpavimento de 5cm e manto de 8 / 4mm apresentou melhor desempenho, mas maior custo

Palavras-chave


Isolamento acústico. Propriedades mecânicas. Custo.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-3: Edificações habitacionais – Desempenho parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos. Rio de Janeiro, 2013.

_______. NBR 16313: Acústica Terminologia. Rio de Janeiro, 2014.

BISTAFA, S. R. Acústica aplicada ao controle de ruído. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2011.

BOUFLEUR, V. Desempenho acústico de edificações habitacionais: Desafios para a implementação da norma de desempenho. Trabalho de conclusão de curso. (Curso de Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

COSTA, Ennio Cruz da. Acústica Técnica. São Paulo: Blucher, 2003.

ISO INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 16283-2 Acoustics -- Field measurement of sound insulation in buildings and of building elements -- Part 2: Impact sound insulation. Geneva, 2015.

_______. ISO 717-2 Acoustics -- Rating of sound insulation in building and of building elements -- Part 2: Impact sound insulation. Geneva, 2013.

REZENDE J. B.; RODRIGUES, F. C.; VECCI, M. A. M. Uma análise de critérios de desempenho acústico para sistemas de piso em edificações. In: SIMMEC/EMMCOMP2014. XI Simpósio de Mecânica Computacional; II Encontro Mineiro de Modelagem Computacional, 2014, Juiz de Fora. Juiz de Fora: ABMEC, 2014. p. 1-14.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n3-004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.