Análise da concentração de carboximetilcelulose na tixotropia de fluido pseudoplástico / Analysis of the concentration of carboximethylcellulosis in pseudoplastic fluid thixotropy

Flávia Marques Fagundes, Nara Brandão Costa Santos, Hélio de Oliveira Júnior, Fábio de Oliveira Arouca, João Jorge Ribeiro Damasceno

Resumo


O conhecimento das propriedades reológicas de suspenções não newtonianas pseudoplásticas, como a carboximetilcelulose, é fundamental para o estudo dos fluidos utilizados na perfuração de poços de petróleo. Nesse contexto, um importante parâmetro a ser avaliado refere-se ao comportamento do fluido diante da dependência com o tempo. Com o intuito de avaliar o efeito tixotrópico em suspensões de carboximetilcelulose de diferentes concentrações, foram realizados testes para o monitoramento da viscosidade aparente ao longo do tempo para uma taxa de deformação constante e também testes que analisavam a variação da tensão de cisalhamento com a variação da taxa de deformação. Os resultados, como esperado, mostraram que quanto maior a concentração de carboximetilcelulose, maior foi o efeito tixotrópico da suspensão.


Palavras-chave


Tixotrópico, Viscosidade, Não newtoniano, Pseudoplástico, Reologia

Texto completo:

PDF

Referências


BENYOUNES K.; BENMOUNAH A. Rheological and electrokinetic properties of carboxymethylcellulose-water dispersions in the presence of salts, Int. J. of Physical Sciences v. 7(11), p. 1790 - 1798, 2012.

CAENN, R.; DARLEY, H. C. H.; GEORGE, R. G. Composition and Properties of Drilling and Completion Fluids, Sixth Edition, 2011.

CARASCHI, J. C. E CAMPANA FILHO, S. P. Influência do Grau de Substituição e da Distribuição de Substituintes Sobre as Propriedades de Equilíbrio de Carboximetilcelulose em Solução Aquosa, USP, 1999.

CHHABRA, R. P.; RICHARDSON J. F. Non-Newtonian flow and applied rheology 2ª ed, London: Butterworth-Heinemann/IChemE, 2008.

MELO, K. C. Avaliação e modelagem reológica de fluidos de perfuração base água. Dissertação (Mestrado), Natal, UFRN, 2008.

MOREIRA, B. A. Estudo da sedimentação em suspensões de fluido com características reológicas pseudoplásticas. Tese (Doutorado), Uberlândia, UFU, 2014.

SANTOS, M. B. Perfuração de poços de petróleo: fluidos de perfuração. Revista de divulgação do Projeto Universidade Petrobras e IF Fluminense v. 2, n. 1, p. 121-127, 2012.

THOMAS, J. E. Fundamentos de engenharia de petróleo. Editora Interciência. Rio de Janeiro,2001.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n3-030

Apontamentos

  • Não há apontamentos.